X

Mais DL

Tiras macanudas!

Com personagens aparentemente desconexos como uma azeitona, um pão sueco ou uma vaca cinéfila, Liniers tem o raro dom de causar fortes emoções com a simplicidade de um traço.

Da Reportagem

Publicado em 08/01/2017 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Não sei se existe uma “idade da razão” das tirinhas cômicas ou o ápice desta arte que é, ainda, tão contemporânea e, ao mesmo tempo, tão primitiva quanto os desenhos de Lascaux (complexo de cavernas na França, famoso por seus desenhos rupestres), mas, com certeza, o trabalho do argentino Ricardo Liniers faz parte desse ápice ou desse momento.
Formado em Publicidade e Propaganda, Liniers usa sua criatividade quase sem limites para criar um universo só dele; ao ponto de se retratar nos seus próprios desenhos, mesmo que seja em forma de coelho.
Reunindo suas tiras ora cômicas, ora líricas e até filosóficas sob o genérico nome de “Macanudo”, Liniers tem um talento espantoso para renovar uma espécie de expressão que os próprios jornais impressos parecem empenhados em exterminar: a tira cômica clássica em três ou quatro quadrinhos.
Só não se pode esperar dele a compleição também clássica, com a “piada” se resolvendo no último momento. Com Liniers, às vezes, não há piada. Ou o riso é amargo ou existe até a possibilidade de choro...  Nada pode ser previsto nesse mundo louco de pinguins e duendes, um misterioso homem de capa preta e até um robô sensível.
A construção da tirinha em “Macanudo” é também, como sugere a palavra argentina, extraordinária, fantástica e, se não tudo isso, no mínimo “bacana”. Um traço elegantemente econômico aliado a uma paleta de cores suaves, deixa em tudo um ar que pressupõe a finesse da inteligência em textos e abordagens igualmente inspiradas.
Ler as tirinhas de Liniers é conseguir entrar num mundo que deixa imediata saudade ao fim da leitura. Isso é um talento que só grandes mentes criativas conseguem realizar, além de colocar em xeque várias de nossas certezas sobre o que realmente é uma história em quadrinhos.
A única certeza é a de que você nunca viu e, arrisco dizer, nunca verá um trabalho tão particular e tão bem arquitetado quanto o de Liniers. Sem dúvida, uma das coisas mais criativas e emocionantes que apareceram nos quadrinhos mundiais nos anos 2000.  Por aqui, o trabalho de Liniers pode ser conferido em oito números de “Macanudo”; um livro que reúne seu trabalho publicado na imprensa argentina intitulado “Bonjour” e um livro de desenhar e colorir chamado de “Garatujas”, todos editados pela Zarabatana Books.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter