X

Mais DL

Dicas sobre segurança pessoal digital

Saiba como manter seu computador e seus dados pessoais em segurança

Da Reportagem

Publicado em 04/12/2016 às 14:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Em tempos de terrorismo virtual, confira algumas dicas para aumentar a segurança e se prevenir desses ataques:

• Mantenha sua máquina com o sistema operacional e o Antivírus sempre atualizados, Isso garante que nenhuma praga possa explorar alguma falha de segurança do fabricante, ou sofrer a infecção por algum vírus já conhecido.   

• Evite abrir e-mail de pessoas desconhecidas, ou até mesmo de amigos, quando notar informação estranhas, como arquivos de comprovante de pagamento, boletos bancários anexados no e-mail ou em links. Esses e-mails podem ter sido enviados pelo computador de algum conhecido já infectado.

• Faça BACKUP diariamente. Todos estamos expostos a essas pragas, porém o BACKUP faz com que você tenha a chance de recuperar seus dados sem ter que pagar o resgate aos criminosos.   

• Mantenha-os em mais de um formato (HD, DVD, PENDRIVE), pois assim como o seu computador, os equipamentos onde são armazenados seus backups também podem apresentar problemas físicos inviabilizando a recuperação de suas informações.   

• Não mantenha o equipamento de backup sempre conectado à máquina, pois dependendo da praga que ataque a mesma, o seu backup também poderá ser sequestrado. A melhor forma de se proteger é conecta-lo somente no momento que está sendo feito o backup e em seguida guardar o dispositivo em um lugar seguro.   

• Utilize se possível um sistema de backup online. No mercado temos diversas modalidades, como o Microsoft Azure Backup, Ibackup, Mozy dentre outros. Até mesmo o famoso Dropbox, em sua versão paga pode atender essa função. Esses aplicativos custam a partir de R$ 10,00 por mês, e podem salvar sua vida.

Curiosidade: O Dia Internacional da Internet Segura é comemorado em 9 de fevereiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter