X

Mais DL

Acupuntura para Cães

Existe uma variedade muito grande de tratamentos alternativos que o mercado pet vem trazendo a disposição para inovar ainda mais o mundo dos nossos bichinhos de estimação. Um desses tratamentos mais do que especiais é a acupuntura para cães

Da Reportagem

Publicado em 25/09/2016 às 14:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

A acupuntura para cães vem de um ramo mais amplo, a acupuntura geral. Acupuntura vem do termo latim “acus” que significa agulha e do termo “pungere” que significa puncionar. É uma ciência antiga que tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do organismo através de reações físicas específicas provocadas pelas agulhas.
A acupuntura veterinária existe desde os antigos tempos da Dinastia Chang, que durou do ano 1765 a.C. até 1123 a.C., e era comumente utilizada em cavalos, de sacerdotes, feridos.
A acupuntura para cachorros funciona do mesmo modo como funciona para nós, as reações são estimuladas pelas agulhas que são posicionadas nas terminações nervosas que irão conduzir esse estímulo ao cérebro, que por sua vez responderá. Cada terminação nervosa irá emitir um estímulo diferente. O que difere da nossa acupuntura é o tamanho da agulha, bem como a espessura e o diâmetro.

Quando é indicado 
submeter o cão a 
acupuntura
A acupuntura para cachorros pode ajudar o animal a tratar diversas doenças e situações. É um tratamento que pode ser considerado para a doença em si e não somente aliviar os sintomas, como pode ser o pensamento comum. Algumas das doenças que a acupuntura pode ajudar a tratar:

Doenças respiratórias (como a asma)
Doenças musculares (mais comumente a miosite)
Doenças relacionadas a estrutura óssea (a famosa displasia coxofemoral pode ser tratada com 
acupuntura para cães, assim como artrite, artrose, hérnia de disco, entre outras doenças ósseas)
Doenças dermatológicas (a sarna demodécica, por exemplo, que casa excessiva coceira em cães)
Doenças relacionadas ao sistema gastro-intestinal (a gastrite, a diarreia, etc)
Doenças do sistema reprodutivo
Doenças neurológicas (a convulsão, a paralisia)
Doenças urogenitais
Ajuda no tratamento do câncer em cães
Ajuda na recuperação após o cão ter passado por um procedimento cirúrgico
Distúrbios endócrinos
Patologias oculares
Viroses
 
Vantagens do uso 
de acupuntura
Como um método de tratamento natural, por assim dizer, além das vantagens objetivas, que seria tratar o problema, a acupuntura veterinária traz uma série de prós que podem interessar aos donos de pets:
O cão de qualquer idade e raça, macho e fêmea, pode ser tratado pela acupuntura para cães;
Apesar de parecer algo doloroso por conta das agulhas, a acupuntura não dói, não machuca;
É basicamente imune de efeitos colaterais ao tratamento;
Há pouquíssimas contraindicações;
Se for necessário um tratamento à base de antibiótico para cães, a acupuntura para animais pode ser utilizada como tratamento complementar, simultaneamente;
Ajuda a aliviar dores que sejam muito frequentes;
Por ser uma técnica que equilibra o organismo do cão, pode obter êxito quando o tratamento convencional não conseguir.

Melhora a qualidade
de vida do animal.
 O uso da acupuntura para cachorros pode significar a vida ou morte do seu cachorro, em uma situação emergencial. Em caso de parada respiratória, a primeira coisa que você irá fazer, será levar imediatamente o cão ao veterinário, mas até chegar lá? Trânsito, distância, etc, há muitos fatores que podem dificultar uma chegada rápida ao hospital.
Nesses casos, a acupuntura tem uma técnica especial para remediar, pelo menos no caminho até o veterinário, a situação. A técnica é usar a agulha na região logo abaixo do focinho, com movimentos repetidos. Não tente fazer isso sem antes perguntar a um profissional como fazer e aprender corretamente. É uma ajuda e tanto a acupuntura, não é?
Certifique-se de que o veterinário está habilitado para praticar a acupuntura para cães, ele saberá lhe informar se essa técnica é recomendada para a situação do seu cãozinho, após examiná-lo, garantindo assim o melhor tratamento possível ao seu bichinho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter