X

Itanhaém

Viagem Literária entra no mundo da contação em Itanhaém

O Viagem Literária circula por dezenas de cidades do interior e litoral de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papo em bibliotecas municipais

Da Reportagem

Publicado em 29/09/2016 às 15:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Contar uma bela história pode ser uma porta de entrada para novos leitores / Julia Carvalho

Contar uma bela história pode ser uma porta de entrada para novos leitores. É com essa perspectiva que Itanhaém receberá nesta sexta-feira (30), às 10 e às 14 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim mais uma edição do programa Viagem Literária, do governo do Estado de São Paulo. Contação de histórias é o módulo que chegará à Cidade com os membros do grupo Agrupamento Teatral. O encontro será na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

O Viagem Literária circula por dezenas de cidades do interior e litoral de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papo em bibliotecas municipais. A ação visa o incentivo à leitura e um olhar literário. O programa, que está na estrada desde 2008, é considerado um importante condutor de conhecimento ao aproximar o escritor do leitor.

Para este módulo, o programa estadual enviou o grupo Agrupamento Teatral, que nasceu em 2006 a partir de encontros de artistas que já pesquisavam a linguagem cênica e a comunicação do artista com o público. Em 2008, o grupo soma à sua pesquisa o teatro narrativo em diversas formas de abordagem, inicialmente, orientado pelo diretor teatral Roberto Lage. No ano de 2011, o grupo começa a dar ênfase à investigação sobre narrações e contação de histórias, apresentando-se em espaços culturais: bibliotecas, escolas, unidade do SESC, Fábricas de Cultura, parques e projetos de fomento à Cultura.

Informação importante

Uma pesquisa publicada na revista Social Science & Medicine e também no jornal Folha de São Paulo mostrou que ler livros reduz, aparentemente, em 20% os riscos de mortalidade das pessoas. A Universidade de Michigan, responsável pela realização da pesquisa, entrevistou 3.635 adultos acima de 50 anos.

O estudo releva que além da longevidade, essas pessoas que têm o hábito da leitura tendem a ter um glossário mais apurado, concentração, pensamento crítico e comportamentos mais saudáveis. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

Cotidiano

Vai atravessar? Mau tempo e maré baixa elevam tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter