X

Itanhaém

Itanhaém celebra Festa da Padroeira nesta quinta-feira (8)

O Município celebra a data com várias programações que tiveram início ainda em novembro com procissões, novenas e missas

Da Reportagem

Publicado em 07/12/2016 às 23:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Missas, procissões e quermesse marcam as comemorações em homenagem à santa

Nesta quinta-feira (8) é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Itanhaém. O Município celebra a data com várias programações que tiveram início ainda em novembro com procissões, novenas e missas. E nesta quinta-feira (8) as comemorações começam às 10 horas com uma missa solene e coroação da santa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Rui Barbosa, 1.200, no Centro.

Às 17 horas acontece mais uma missa solene na mesma igreja, de onde os fiéis seguem em procissão, às 18h30, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, até a Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada na Praça Narciso de Andrade, s/n, Centro. Depois, a imagem será levada ao Convento Nossa Senhora da Conceição, onde receberá a benção do santíssimo.

Ainda no dia 8, das 12 às 14 horas, haverá um almoço beneficente no Centro Comunitário, localizado na Avenida Rui Barbosa, 400, no Centro. A festa continua até o dia 10 com quermesse no Centro Histórico, a partir das 18 horas, e apresentações culturais. Nesta quinta-feira (8) ainda haverá duas apresentações musicais: Dione Lira e Roberto e Ariel, a partir das 21 horas. Na sexta (9) será a vez de Inaya Gueto e encerrando a festa, no sábado (10), o agito fica por conta da cantora Patrícia Mendes e banda. 

História

Itanhaém ajudou a introduzir o culto Mariano no Brasil, destacando-se a secular imagem da “Virgem de Anchieta”, que, segundo a história, é a imagem em que o Beato José de Anchieta se inspirou para compor o “Poema à Virgem”.

Com a fundação da Paróquia, em meados de 1561, a festa passou a ser organizada, sob a orientação da Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Essa tradição folclórico-religiosa foi perpetuada por meio de rituais e celebrações.

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter