20h : 00min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Nas quartas do Paulistão sub-17, Santos recebe Grêmio Novorizontino neste sábado

Após três fases de grupos, o torneio finalmente chega ao seu estágio eliminatório, sendo que Santos e São Paulo são os únicos grandes do estado ainda vivos

Comentar
Compartilhar
18 OUT 2016Por Da Reportagem19h39
Santos de Aarão Alves mede forças com o Grêmio NovorizontinoFoto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Com o empate por 1 a 1 contra o Juventus no último final de semana, no CT Rei Pelé, a categoria sub-17 do Santos carimbou sua vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista – Bruno Soares marcou o gol do Peixe. Após três fases de grupos, o torneio finalmente chega ao seu estágio eliminatório, sendo que Santos e São Paulo são os únicos grandes do estado ainda vivos na disputa. Neste sábado (22), o rival será o Grêmio Novorizontino.

"Foi um jogo complicado, onde o time adversário tinha que sair para o ataque, porque precisavam da vitória e isso fez com que a gente recuasse um pouco mais no segundo tempo. Mas, graças a Deus conseguimos segurar o resultado e selar a classificação para as quartas de final", disse Matheus Guedes, titular da zaga alvinegra.

Desde abril, mês no qual o torneio iniciou-se, o Santos acumula 14 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, marcando 73 gols e sofrendo 25. Na primeira fase, ficou à frente de Mauaense, Diadema, Portuguesa Santista, Jabaquara e EC São Bernardo. Já na segunda, as vítimas foram Mirassol e Penapolense. Na terceira e última fase de grupos, Juventus e Rio Branco foram os eliminados.

"Temos consciência de que não foi uma campanha perfeita, mas sempre tivemos controle da situação e não corremos grandes riscos. Temos um time muito qualificado, mas ainda imaturo; o que é normal para a categoria. Pela projeção que fazemos desta garotada aqui no clube, eles irão maturar na hora certa. Mas, agora é mata-mata, não podemos oscilar tanto", advertiu o técnico Aarão Alves.

No próximo final de semana, o Santos mede forças com o Grêmio Novorizontino, clube que foi o líder do grupo 20, ficando à frente de Desportivo Brasil, Lemense e Ituano. Nas fases anteriores, superou Red Bull Brasil, Inter de Limeira, Flamengo de Guarulhos, Mirassol, América de São José do Rio Preto, José Bonifácio, Barretos, Olímpia e Tanabi.

"Sabemos que eles vêm fazendo um belo trabalho nas categorias de base, enfrentamos o Novorizontino no ano passado e retrasado também em fases avançadas do torneio. Mas, mais do que nunca, temos que saber da nossa responsabilidade, principalmente no primeiro jogo em casa", disse Aarão.  

Nestes dois últimos anos, o Santos se mantém invicto contra o rival do interior no Paulistão sub-17 – em quatro encontros, três vitórias e um empate. Em 2015, 1 a 1 fora de casa e 4 a 0 em casa. Já em 2014 foram triunfos por 2 a 0 no interior e 4 a 1 na Baixada.

Além do Peixe, o único grande clube ainda vivo é o São Paulo, que encara o Desportivo Brasil. O Corinthians acabou eliminado no grupo de Diadema e Taubaté, enquanto que o Palmeiras caiu ainda na fase anterior, diante do mesmo Diadema e do Juventus.

Pelo jogo de ida das quartas de final, Santos e Grêmio Novorizontino se enfrentam neste sábado (22), às 11h, no CT Rei Pelé.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar