Na Catho, número de vagas de emprego neste mês é 34% maior que janeiro de 2017

Índice mostra reação do mercado de trabalho após quatro anos de recessão. Janeiro é o mês com maior publicação de vagas pelas empresas

Comentar
Compartilhar
01 FEV 2018Por Da Reportagem20h50
Janeiro é o mês com maior publicação de vagas pelas empresasFoto: Divulgação

Engana-se quem pensa que é preciso esperar passar o Carnaval para começar a procurar um novo emprego. O início do ano é a época que tem mais oferta de vagas.  De acordo com dados da Catho, historicamente, o primeiro trimestre é a melhor época do ano em número de vagas disponibilizadas pelas empresas. E mais, este ano a oferta de trabalho aumentou.

No site da Catho, o número de vagas em janeiro deste ano é 34% maior do que o mesmo mês em 2017. O índice é um sinal claro que o pior já passou e o mercado de trabalho começa a dar sinais de recuperação, desde o início da crise econômica em 2014. Essa retomada também foi confirmada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cujos dados divulgados em janeiro apontaram que 2017 fechou com estabilidade, confirmando a tendência de recuperação do emprego formal.

De acordo com Katia Garcia, gerente de relacionamento da Catho, algumas dicas podem ajudar a conseguir a tão almejada vaga, quem sabe até antes da Carnaval:

1. Currículo - Comece pelo currículo bem feito. Ele é a primeira impressão que o recrutador terá de você e sua porta de entrada para a seleção. Se não souber como elaborar um bom currículo, na internet, há sites especializados, que podem oferecer dicas valiosas de como valorizar o currículo e destacar aquilo de melhor que você tem.

2. Jogo é jogo, treino é treino – Treine muito para as entrevistas, que será seu primeiro contato visual com o recrutador. Portanto, é fundamental causar uma boa impressão. Isto significa tanto atenção quanto ao que você vai falar e se comportar. Assim, na hora da entrevista de verdade, você saberá tirar proveito do momento e ressaltar seus pontos positivos, tarefas exitosas em trabalhos anteriores, cases de sucesso.

3. De olho na sua profissão – Se você não conhecer o seu mercado de trabalho não saberá quais as qualificações necessárias para preencher as vagas da sua área. Informe-se sobre como se qualificar, como crescer na carreira, onde investir tempo e dinheiro.

4. Mas eu quero mesmo trabalhar nesta empresa? - Estudar sobre a empresa faz a diferença. O conhecimento vai mostrar ao recrutador que o candidato se interessou em se aprofundar sobre a companhia e, com certeza, causará boa impressão durante a entrevista. Busque conhecer a história da companhia, negócio, segmento, cultura organizacional, plano de carreira, dentre outros. O Por Dentro das Empresas, por exemplo, é uma ótima referência para checar este tipo de informação e dar subsídios ao candidato para ele checar se a cultura da empresa tem a ver com o seu perfil de profissional.

5. Estude sempre mais - O início do ano é época perfeita para se matricular naquele curso que pode fazer uma boa diferença no seu currículo, seja por meio de cursos online ou presenciais. Na internet você encontra, inclusive, sites com descontos e bolsas de estudos imperdíveis.

Diário da Copa

RUSSIA 2018
Faltam
dias para a Copa

Colunas

Contraponto