X

Emprego

Ministério Público diz que McDonald's descumpriu acordo

Um grupo de trabalho analisou 200 mil documentos relativos às jornadas de trabalho dos 42 mil funcionários da rede

Folhapress

Publicado em 03/12/2016 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério Público afirma que o McDonald's descumpriu acordo firmado com a Justiça / Reprodução

O Ministério Público do Trabalho convocou a Arcos Dorados, principal franqueadora da rede McDonald's no Brasil, para uma reunião em São Paulo no dia 13.

A audiência foi convocada após constatações de que a empresa descumpriu acordo firmado com a Justiça em ação que discutia a imposição de jornadas excessivas.

Segundo o Ministério Público, na audiência será discutida aplicação de multa e outras punições pela reincidência das irregularidades.

Um grupo de trabalho analisou 200 mil documentos relativos às jornadas de trabalho dos 42 mil funcionários do McDonald's no Brasil durante cinco meses de 2015.

Nessa análise, acharam descumprimentos do acordo judicial firmado em 2013, de acordo com o MPT.

Em laudo ao qual a Folha de S.Paulo teve acesso, o órgão apurou irregularidades que, somadas, levariam a uma multa de R$ 103 milhões.

O Ministério Público iniciou uma ação civil pública contra a Arcos Dorados na Justiça do Trabalho de Recife em 2012, afirmando que a empresa usava o modelo da jornada móvel variável para reduzir custos e burlar direitos trabalhistas.

Para encerrar a ação, a Arcos Dourados se comprometeu a acabar com a jornada móvel variável.

Outro lado

Em nota, o McDonald's afirma que a audiência é parte do processo regular do acordo assinado pela Arcos Dourados com o Ministério Público do Trabalho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter