X

Economia

Setor varejista tem alta de empregos em São Paulo

O setor apresentou 2.063.079 vínculos empregatícios, um crescimento de 0,4% em relação ao mesmo período de 2017

Agência Brasil

Publicado em 21/06/2018 às 12:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Setor varejista volta a criar empregos em São Paulo / Agência Brasil

O mercado de trabalho no setor varejista, em São Paulo, voltou a criar novos empregos após três meses de saldo negativo.

Pesquisa mensal feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), com base em dados do Ministério do Trabalho, mostrou saldo positivo na criação de 2.340 novos empregos formais em abril, resultado de 77.179 admissões e 74.839 desligamentos.

O setor varejista apresentou 2.063.079 vínculos empregatícios, um crescimento de 0,4% em relação ao mesmo período de 2017. No acumulado de 12 meses, 8.995 empregos com carteira assinada foram gerados, revertendo o cenário negativo observado nos dois anos anteriores.

No comparativo anual, quatro das nove atividades analisadas registraram crescimento de empregados, com destaque para os segmentos de farmácias e perfumarias e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (ambos com elevação de 2,9%); e de autopeças e acessórios (1,1%). Setores como lojas de móveis e decoração reduziram o número de empregados e -1,5%) e as lojas de vestuário, tecidos e calçados -0,9%.

A assessoria econômica da Fecomercio indica que, tradicionalmente, o varejo registra mais desligamentos do que admissões no início de cada ano, e, em 2018, esse cenário não foi diferente. Vale ressaltar, porém, que as 26.130 vagas encerradas no primeiro quadrimestre representam o menor saldo negativo para o período desde 2013.

A entidade aponta um cenário turbulento para o mês de maio, levando em consideração o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o setor, e os efeitos da greve dos caminhoneiros.

Capital

O varejo paulistano criou 757 empregos com carteira assinada em abril, resultado de 24.065 admissões contra 23.308 desligamentos. No acumulado de 12 meses, foram gerados 2.238 postos de trabalho formais. O comércio paulistano encerrou o mês com um total de 645.573 trabalhadores ativos, alta de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa de emprego analisa o desempenho do mercado de trabalho formal em 16 regiões do estado e nove atividades do varejo. As informações são do Ministério do Trabalho, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter