X

Economia

Governo libera agrotóxico suspeito de causar Parkinson e fibrose pulmonar

A decisão ocorreu após pressão do Ministério da Agricultura, de fazendeiros e empresas produtoras, que faturam milhões com o comércio do veneno agrícola

Nilson Regalado

Publicado em 08/12/2017 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Governo libera agrotóxico suspeito de causar Parkinson e fibrose pulmonar / Divulgação

Apenas dois meses depois de proibir o uso do agrotóxico Paraquat no País, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária voltou atrás e resolveu liberar o herbicida, usado em larga escala em plantações de arroz, feijão, milho, trigo, café, banana, maçã, laranja, batata, soja, algodão e cana. A decisão ocorreu após pressão do Ministério da Agricultura, de fazendeiros e empresas produtoras, que faturam milhões com o comércio do veneno agrícola.

Na Suécia, o Paraquat é proibido desde 1983¸ devido à aguda toxicidade, ação tóxica irreversível e pelo grande risco de acidentes fatais. A Suécia, apoiada pela Dinamarca, Finlândia e Áustria, processou a Comissão Europeia, que autorizou o uso do agrotóxico em 2004. Em 2007, o Tribunal da Comunidade Europeia anulou a diretiva que autorizava o uso do Paraquat.

O agrotóxico é classificado na categoria 1, a mais alta toxicidade possível para humanos e demais mamíferos. Dependendo da forma de contato com o produto, o Paraquat pode levar à morte em menos de 30 dias devido à fibrose pulmonar e à síndrome do transtorno respiratório.

Estudo recente da Universidade de Northwestern, no estado de Illinois (EUA), concluiu que o Paraquat causa morte celular por estresse oxidativo. O trabalho científico publicado na revista Nature Chemical Biology ligou o uso ocupacional do agrotóxico ao Mal de Parkinson. A maior causa da doença é a perda de função de neurônios em uma pequena região do cérebro. O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de Paraquat.

VEM PRAGA...
O governo brasileiro decidiu publicar hoje no Diário Oficial da União uma instrução normativa liberando a importação de trigo russo, suspeito de conter pragas que poderiam, em tese, contaminar lavouras brasileiras. A medida é vista como um acordão entre os dois governos.

...VAI HORMÔNIO!
Desde o dia 1º, a Rússia proibiu a entrada de carnes provenientes do Brasil após exames revelarem a presença de ractopamina em uma amostra enviada ao País por um frigorífico brasileiro. Proibida lá como cá, a ractopamina é um hormônio para estimular crescimento de massa muscular em animais.

A CARNE NOSSA...
O Ministério ­Público do Trabalho (MPT) entrou com ação na Justiça da Bahia no final de novembro exigindo que a Seara Alimentos, empresa do grupo JBS, seja condenada a pagar indenização de R$29 milhões por desrespeito às normas de saúde e segurança do trabalho.

...DE CADA DIA
Investigações do MPT comprovaram mais 50 acidentes de trabalho, com mutilações e duas mortes, na unidade da empresa em São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia.

SABE COMO VAI SER...
Relatório publicado na terça-feira pelo serviço australiano de meteorologia confirmou que o fenômeno La Niña vai reger o clima no Planeta durante os próximos quatro meses.

...O CLIMA NO VERÃO?
O La Niña reduz a chuva no Sul do Brasil e aumenta as precipitações no Norte. Para o Centro-Oeste e Sudeste, todo tipo de fenômeno pode ser esperado. Os preços globais do milho, soja, trigo, algodão, açúcar e café tendem a aumentar durante todo o ciclo do La Niña.

O REMÉDIO DOS ANDES
Originária dos Andes, a batata doce reduz o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, como da próstata e do colo. Ela também ajuda a prevenir as artrites e contêm fibras que auxiliam a digestão.

...LICOR DE CERVEJA GAÚCHO
O mosto cervejeiro tem fermentação parcial e é alcoolizado com um destilado feito com a própria cerveja. Os extratos que dão aroma e sabor à bebida são naturais, incluindo ­carvalho francês, que dá um toque defumado.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter