X

Cultura

Sem apoio, Teatro do Kaos pode fechar as portas em 2018

Aprovado pela Lei Rouanet e apto para captação de recursos com abatimento de 100% no imposto de renda, o projeto não conseguiu patrocínio para continuar ativo neste ano

Rafaella Martinez

Publicado em 02/01/2018 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Idealizador do espaço, o ator e diretor do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira, afirma que o projeto vai além da cultura / Rodrigo Montaldi/DL

Único teatro de Cubatão – responsável pela qualificação profissional de mais de 150 jovens da Baixada Santista – o Kaos pode fechar as portas em 2018. Aprovado pela Lei Rouanet e apto para captação de recursos com abatimento de 100% no imposto de renda, o projeto não conseguiu patrocínio para continuar ativo neste ano.

Idealizador do espaço, o ator e diretor do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira, afirma que o projeto vai além da cultura. “É um trabalho social e educacional também. Ao longo desses anos, trabalhamos com o resgate da autoestima de jovens e isso precisa ser preservado”, afirma.

De acordo com ele, o vice-prefeito Pedro de Sá – que também assume a secretaria de Cultura – e o prefeito Ademario Oliveira estão em conversas com empresas da cidade para garantir a manutenção das atividades.
Diversas pessoas usaram as redes sociais para se posicionar contra o fechamento do espaço após a publicação de Lourimar. “Que noticia mais triste! Onde vamos parar? Esse curso neste teatro, é maravilhoso. Mudou minha vida e estima, acima de tudo me ensinou sobre a arte e que a arte cura tudo!

Acredito no bem e desejo que o Teatro do Kaos viva! São os jovens que saem perdendo, não vamos nos calar! Patrocínio já!”, escreveu Estevan Ferreira.

Para Caio Martinez Pacheco, a possibilidade de fechamento representa “um grande retrocesso, além de interromper o acesso da população teremos mais alguns profissionais completamente jogados na precariedade”.

Formação

Desde 2009, o Kaos qualificou profissionalmente 150  atores. No total, 1673 alunos participaram da Oficina de Teatro no contraturno escolar e mais de 1823 pessoas foram atendidas no espaço.

Mais de 80 peças foram encenadas no espaço e os espetáculos resultantes do projeto circularam por 30 cidades nos estados de SP/RJ/PR/PI/ES/CE e RS. A peça A Falecida encenada por alunos do projeto, foi eleita Melhor Espetáculo do Litoral e Interior do Estado de SP, pela Cooperativa Paulista de Teatro. Além disso, três alunos formados pelo projeto ingressaram na EAD-Escola de Arte Dramática  da USP.

Interessados em patrocinar o Kaos podem entrar em contato com Lourimar pelo telefone (13) ­99124-7470.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Com vista para Orla, novo espaço oferece café com produtos saudáveis

'013 Raiz' oferece mix diversificado de ingredientes à granel e outros itens para alimentação saudável em ambiente aconchegante, com cafeteria de frente para Orla.

Nacional

Ator coreano Sung Hoon anuncia doações para vítimas do RS

Hoon vem ao país como parte na campanha de divulgação do dorama 'A Vingança do Casamento Perfeito'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter