X

Cotidiano

UBSs sofrem com a falta de profissionais em Cubatão

OSS deixou de realizar a gerência das unidades de atenção básica à saúde

Publicado em 02/09/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Unidade Básica de Saúde Pinhal do Miranda, na Cota 95, deve receber auxílio de médica cubana do programa Mais Médicos para realizar atendimento em clínica geral / Rodrigo Montaldi/DL

Munícipes que precisaram da Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cubatão encontraram dificuldades no atendimento em alguns locais, ontem, no primeiro dia após o término do contrato entre a Prefeitura e a organização social de saúde (OSS) Revolução, que realizava o gerenciamento das unidades.

Onze unidades estavam sob responsabilidade da OSS. São elas: USF Cota 200, USF Cota 95, USF Ilha Caraguatá, USF Jardim Nova República (Bolsão 8), USF Morro do Índio, USF Água Fria, USF Pilões, USF Vale Verde, USF Vila Esperança (Caíque), USF Vila dos Pescadores e USF Mário Covas (UBS Vila Natal).
O Diário do Litoral esteve em algumas UBSs para acompanhar a situação em relação ao ­atendimento.

Na USF Cota 200 haviam apenas funcionários da Administração Municipal. Segundo os servidores, houve muita procura pela unidade no período da manhã. No entanto, apenas com agentes comunitários presentes, os funcionários trabalharam na orientação da população para a busca por atendimento em outras ­unidades.

Na USF Cota 95, o gerente da UBS, Jair Alves Batista Júnior, explicou que os atendimentos em pediatria prosseguem, mas há preocupação com clínica geral, ginecologia e auxílio à gestante.

“Muitas gestantes ficarão desassistidas porque não temos enfermeiras, que revezavam o atendimento ao pré-natal com o médico ginecologista”, disse Jair.

O gerente conversou com a responsável pela UBS da Água Fria e com a chefe da Atenção Básica para a utilização de uma médica cubana, que atua pelo programa Mais Médicos, para que esta profissional faça uma escala entre as unidades da região.

“Na segunda-feira ela vai continuar atendendo na Água Fria, na terça-feira, ela vai para a Cota 200, na quarta-feira ela vem aqui e na quinta-feira, em Pilões”, explicou o gerente da UBS Cota 95.

A expectativa é que, com essa solução emergencial, a unidade possa realizar aproximadamente 32 consultas semanais. Com o funcionamento normal, a UBS chega a atender 140 pacientes por semana.

Na USF Ilha Caraguatá, havia poucos profissionais. Entre eles, a gerente da unidade, o farmacêutico e um técnico. O restante da equipe era formada por pessoas vinculadas a OSS.

“A população ficou irritada com o que aconteceu, mas graças a Deus que temos uma comunidade compreensiva. Nós conversamos com eles, explicamos a situação, e eles entenderam”, comentou uma funcionária da unidade.

A UBS do Jardim Casqueiro estava com o atendimento normalizado. Ela é uma das unidades onde os profissionais são ligados à Administração Municipal.

Conforme apurado pela Reportagem, a unidade é uma das indicadas por outras UBSs para a realização de atendimentos e tem recebido munícipes de outras localidades de Cubatão. No entanto, ao questionar os pacientes, só foram encontrados moradores do Jardim Caqueiro e do Parque São Luiz na ­unidade.

Outra unidade apontada como referência foi a UBS 31 de Março. Apesar disso, os funcionários se negaram a dar informações e pediram para que o Diário entrasse em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.
 
Remanejamento

Questionada sobre a situação enfrentada em algumas unidades, a Prefeitura de Cubatão disse que a Prefeitura está fazendo o remanejamento de funcionários da Secretaria da Saúde, de forma a distribuí-los melhor entre as unidades.

De acordo com a Secretaria, 17 médicos deixaram de atender, mas outros 50, que são servidores públicos, continuam trabalhando e ainda há outros quatro profissionais do Programa Mais ­Médicos.

Devido ao tempo necessário para conciliar horários, fazer as comunicações aos funcionários etc., o vice-prefeito Pedro de Sá informou que até a próxima quarta-feira a questão deverá estar resolvida, sendo que em cada unidade haverá um quadro de funcionários e respectivos horários de atendimento, permitindo à população conferir e informar caso esses plantões não sejam rigorosamente obedecidos.

Segundo a Adminsitração Municipal, a principal medida é o remanejamento de médicos e outros funcionários do quadro de servidores municipais, de forma a garantir que todas as unidades de Saúde contem com pediatra em tempo integral, além de clínicos gerais e ginecologistas em horários de atendimento definidos, sendo exercida fiscalização rigorosa quanto a esse cumprimento.

Além disso, a colocação em todas as unidades de quadros de horários facilitará à população controlar a presença dos profissionais e informar eventuais ausências para que sejam apuradas.

Quem tinha atendimento marcado com um dos médicos contratados está sendo atendido normalmente pelos profissionais pertencentes ao quadro de servidores municipais, ou tendo em alguns casos a consulta reagendada pela respectiva UBS/USF.

Caso o cidadão não encontre o profissional na unidade desejada, pode entrar em contato com 3362-7811 para saber qual a unidade mais próxima com esse ­atendimento.

Por fim, a Prefeitura também ressaltou que já está realizando a licitação para substituir a antiga OSS, em processo que começou há quatro meses e tem programada para o dia 21 de setembro a abertura dos envelopes com as propostas ­concorrentes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter