X

Cotidiano

Taxistas se concentram na Câmara de SP para tentar barrar projeto pró-Uber

Os taxistas pressionam os vereadores a votarem contra o projeto de lei, que regulamenta o Uber e outros aplicativos de carona e aluguel de carros

Folhapress

Publicado em 27/04/2016 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Taxistas realizam um protesto no centro de São Paulo contra a votação de um projeto de lei que regulamenta aplicativos de transporte / Dario Oliveira/Codigo19/Folhapress

Taxistas já realizam na manhã desta quarta-feira (27) um protesto no centro de São Paulo contra a votação de um projeto de lei que regulamenta aplicativos de transporte, entre eles o Uber.

Por volta das 9h30, cerca de 30 taxistas se postaram em frente à Câmara Municipal, no viaduto Jacareí. Os motoristas usam vuvuzelas, fogos de artifício e faixas contra o aplicativo Uber. Policiais militares acompanham o ato.

Durante o dia, o movimento na região deve aumentar. Os taxistas pressionam os vereadores a votarem contra o projeto de lei, que regulamenta o Uber e outros aplicativos de carona e aluguel de carros.

O projeto foi costurado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) com os vereadores, em um novo capítulo da novela em torno da legalização do serviço de transporte particular, que hoje funciona sem regulamentação na cidade e se apoia em decisões judiciais pelo país.

No ano passado, sob pressão dos taxistas, a Câmara aprovou um projeto que vetou o serviço em São Paulo. Três meses depois, porém, Haddad lançou consulta pública para regulamentar aplicativos por meio de um decreto -ou seja, sem necessidade de votação pelos vereadores.

A partir disso, surgiu um impasse. Haddad não publicou o decreto, já que os vereadores ameaçavam derrubá-lo, mas também não enviou um novo projeto à Câmara, temendo demora na tramitação e mudanças em sua essência.

Nas últimas semanas, porém, Haddad conversou com o vereador José Police Neto (PSD) e articulou um acordo para acelerar a regulamentação por meio de um projeto de autoria do próprio Neto, que trata do compartilhamento de automóveis por aplicativos -o que inclui o serviço do Uber.

O principal é a regulamentação por meio da venda de créditos on-line. A empresa dona do aplicativo teria de comprá-los da prefeitura para poder rodar na cidade com seus motoristas -assim, a gestão teria informações estratégicas sobre as viagens e estabeleceria um limite de carros nas ruas.

O principal é a regulamentação por meio da venda de créditos on-line. A empresa dona do aplicativo teria de comprá-los da prefeitura para poder rodar na cidade com seus motoristas -assim, a gestão teria informações estratégicas sobre as viagens e estabeleceria um limite de carros nas ruas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter