X

Cotidiano

São Vicente é a primeira cidade da Região a implantar faixa de pedestres 3D

A sinalização de solo foi pintada no último dia 1º e está localizada no cruzamento das ruas Antônio Rodrigues e Benedito Calixto

Caroline Souza

Publicado em 13/12/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ideia é usar a ilusão de ótica para o motorista reduzir velocidade / Rodrigo Montaldi/DL

Quem passa pela praia do Gonzaguinha, em São Vicente, já deve ter visto uma nova faixa de pedestres. Ao invés de utilizar faixas comuns, a cidade decidiu inovar e implantar o modelo em 3D.

A sinalização de solo foi pintada no último dia 1º e está localizada no cruzamento das ruas Antônio Rodrigues e Benedito Calixto. A ideia surgiu após a constatação, por parte do Município, que outras cidades do Brasil pintaram faixas 3D e apresentaram resultados positivos, levando São Vicente a realizar os testes.

Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), o local foi escolhido por se tratar de uma via de grande movimentação, tanto de carros, como de pedestres. Além disso, essa faixa é regularmente utilizada para a travessia de pessoas com deficiência física, pois neste trecho da praia funciona, aos finais de semana, um projeto social voltado para essas pessoas.

“A ideia é usar a ilusão de ótica como um fator a mais para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos transeuntes”, afirma o ­secretário da Setrans, Alexandre ­Almeida.

“Quando vi a primeira vez, freei”, relata Valto Edson de Oliveira. O motorista, que está acostumado a passar de carro pelo local, precisou ir devagar para entender do que se tratava. “A primeira impressão realmente é diferente. Mas depois, eu já sabia do que se tratava, então não surtiu o mesmo efeito”, opina.

Para Ricardo Fargnoli, a faixa é interessante, mas um pouco confusa. “Parece que a faixa aumentou de tamanho, pois tem uma parte cinza e outra branca para o efeito de 3D. A parte cinza acaba confundindo motoristas e pedestres e pode ocorrer algum acidente”, ­esclarece.

Wellington da Silva mora próximo ao local e, todos os dias, utiliza a nova faixa de pedestres para atravessar. “Reparei desde o início que houve essa mudança, mas acredito que ainda não surtiu tanto efeito”, relata. “Apesar disso, achei a ideia interessante”, ­complementa.

As faixas estão em fase de testes para possível expansão em outras vias da  cidade. De acordo com a Setrans, não há um tempo de avaliação pré-definido. A ampliação será feita conforme observação dos resultados, que será feita pela própria secretaria. Os novos locais também estão sendo avaliados.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter