X

Cotidiano

São Vicente é a primeira cidade da Região a implantar faixa de pedestres 3D

A sinalização de solo foi pintada no último dia 1º e está localizada no cruzamento das ruas Antônio Rodrigues e Benedito Calixto

Caroline Souza

Publicado em 13/12/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ideia é usar a ilusão de ótica para o motorista reduzir velocidade / Rodrigo Montaldi/DL

Quem passa pela praia do Gonzaguinha, em São Vicente, já deve ter visto uma nova faixa de pedestres. Ao invés de utilizar faixas comuns, a cidade decidiu inovar e implantar o modelo em 3D.

A sinalização de solo foi pintada no último dia 1º e está localizada no cruzamento das ruas Antônio Rodrigues e Benedito Calixto. A ideia surgiu após a constatação, por parte do Município, que outras cidades do Brasil pintaram faixas 3D e apresentaram resultados positivos, levando São Vicente a realizar os testes.

Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), o local foi escolhido por se tratar de uma via de grande movimentação, tanto de carros, como de pedestres. Além disso, essa faixa é regularmente utilizada para a travessia de pessoas com deficiência física, pois neste trecho da praia funciona, aos finais de semana, um projeto social voltado para essas pessoas.

“A ideia é usar a ilusão de ótica como um fator a mais para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos transeuntes”, afirma o ­secretário da Setrans, Alexandre ­Almeida.

“Quando vi a primeira vez, freei”, relata Valto Edson de Oliveira. O motorista, que está acostumado a passar de carro pelo local, precisou ir devagar para entender do que se tratava. “A primeira impressão realmente é diferente. Mas depois, eu já sabia do que se tratava, então não surtiu o mesmo efeito”, opina.

Para Ricardo Fargnoli, a faixa é interessante, mas um pouco confusa. “Parece que a faixa aumentou de tamanho, pois tem uma parte cinza e outra branca para o efeito de 3D. A parte cinza acaba confundindo motoristas e pedestres e pode ocorrer algum acidente”, ­esclarece.

Wellington da Silva mora próximo ao local e, todos os dias, utiliza a nova faixa de pedestres para atravessar. “Reparei desde o início que houve essa mudança, mas acredito que ainda não surtiu tanto efeito”, relata. “Apesar disso, achei a ideia interessante”, ­complementa.

As faixas estão em fase de testes para possível expansão em outras vias da  cidade. De acordo com a Setrans, não há um tempo de avaliação pré-definido. A ampliação será feita conforme observação dos resultados, que será feita pela própria secretaria. Os novos locais também estão sendo avaliados.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter