X

Cotidiano

Santos se une em homenagem à Marielle Franco

A homenagem aconteceu em um ato organizado por movimentos populares e reuniu membros do PSOL, sindicalistas, Educafro, estudantes, e pessoas que se solidarizaram

Vanessa Pimentel

Publicado em 15/03/2018 às 21:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A manifestação começou às 17 horas e seguiu até o início da noite / Rodrigo Montaldi/DL

Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, mas estiveram ‘presentes’ através das vozes que ecoaram na Praça dos Andradas, em Santos, no fim da tarde de hoje (15).

A homenagem aconteceu em um ato organizado por movimentos populares e reuniu membros do PSOL - partido no qual Marielle era filiada e vereadora pelo Rio de Janeiro - sindicalistas, Educafro, estudantes, e pessoas que se solidarizaram com a morte trágica da vereadora e do motorista do carro em que ela estava.

A manifestação começou às 17 horas e seguiu até o início da noite. Os manifestantes foram chegando aos poucos com cartazes e mensagens que destacavam as lutas pelas quais Marielle lutou. Direitos humanos, mulheres, negros, periferia, truculência policial, corrupção, entre outros, apareciam em destaque nos dizeres espalhados pela praça.

Os discursos voltaram-se em torno de uma palavra: união. Entre falas emocionadas, em comum, os militantes pediam para deixar de lado diferenças políticas, opiniões, vivências, e se unissem em luta contra os acontecimentos sombrios que ameaçam a democracia no Brasil e, principalmente, os moradores das periferias. 

Para Débora Camilo, afiliada ao PSOL, a morte de Marielle tem como pano de fundo calar as pessoas que denunciam abusos de qualquer natureza, mas a ação teve efeito contrário.

“Se queriam nos calar, nossa voz ecoa mais. Esse ato em Santos é mais um que se une a todos os outros que estão sendo feitos por todo o país e no mundo”, declarou.

A vereadora Telma de Souza passou pelo ato antes de ir para a sessão na Câmara, onde faria uma homenagem.

“Pedirei um minuto de silêncio em nome de Marielle e continuarei a luta em nome dela e de todas as mulheres que lutam por um país mais justo. Isso que estamos vendo se chama extermínio e nós temos que reagir”, afirmou.

Sonia Maciel represente da APEOESP (Sindicato dos Professores do Estado de SP) disse que agora o momento não é de partidos políticos, mas de seres humanos chocados com o que está acontecendo no país.

Também citou a forma como os professores foram tratados no protesto da última quarta-feira, na Câmara Municipal de São Paulo.

“Será assim, respondendo nas ruas, a melhor forma de homenagear a luta de Marielle contra o genocídio do povo negro, contra a violência policial”, explicava em dizeres o chamado virtual da manifestação.

A atuação de Marielle sempre foi pautada pela luta contra o racismo e a violência policial. Dias antes do assassinato ela tinha denunciado uma truculenta ação da PM na região do Irajá, na comunidade de Acari.

Além disso, há duas semanas havia assumido relatoria da Comissão da Câmara do Rio criada para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do estado.

“A morte dela não será em vão”, mostraram em força e tamanho as manifestações em todo o Brasil.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter