X

Cotidiano

Santos poderá ter museu de arte

Vereadores aprovaram projeto de lei que autoriza a construção do equipamento no estacionamento da Pinacoteca Benedito Calixto

Publicado em 16/08/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Museu de Arte deve ser erguido, pela Fundação Benedito Calixto, no estacionamento da pinacoteca / Matheus Tagé/DL

Santos poderá ganhar um museu de arte. A Câmara de vereadores aprovou ontem em 1ª discussão, o projeto de lei que autoriza a construção do equipamento no estacionamento da Pinacoteca Benedito Calixto.

O projeto é de autoria do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Ele acresce um dispositivo à lei 2.164/2003, que autoriza a Fundação Benedito Calixto, que administra a pinacoteca, a levantar o prédio no terreno onde é o estacionamento.

Segundo o dispositivo, o museu terá que seguir um projeto arquitetônico já aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa).

Na defesa do projeto, o prefeito disse que “a construção do museu agregará valor e promoverá uma série de iniciativas no campo da museologia, formação artística e didática no Município”. Ainda segundo o chefe do Executivo santista, o local “constituirá um Centro de Cultura, difusor de conhecimento e cultura”.

O projeto ainda precisa se aprovado em segunda discussão, na sessão de quinta-feira. Caso seja aprovado, ele seguirá para a sanção de Paulo Alexandre Barbosa.

Cadastro

A Baixada Santista possui, ao menos, 25 museus. A região faz parte do projeto piloto Cadastro Estadual de Museus, lançado em julho deste ano.

O principal objetivo da iniciativa do Sistema Estadual de Museus é sistematizar informações sobre os espaços museológicos paulistas a fim de contribuir com o desenvolvimento e formulação de políticas públicas para o setor.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter