X

Cotidiano

Região central de Santos recebe teatro sobre rodas

Espetáculo itinerante esteve na Área Continental em abril e pretende seguir viagem para a Zona Noroeste nas próximas semanas

Da Reportagem

Publicado em 17/06/2017 às 11:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aproximadamente 5.486 pessoas moram nos bairros Vila Nova e Paquetá / Rodrigo Montaldi/DL

Os olhos curiosos de Andrei Santos não pararam de fitar o ônibus colorido que estacionou na manhã de ontem na região das catraias, ao lado do Mercado Municipal de Santos, na Vila Nova. Morador da região central, o pequeno estacionou a bicicleta na rua e correu para acompanhar uma sessão especial de teatro do Circular: Histórias da Mata. O espetáculo itinerante de teatro está circulando espaços descentralizados de Santos: esteve na Área Continental em abril e pretende seguir viagem para a Zona Noroeste nas próximas semanas..

“O objetivo é levar o teatro até os locais de convívio das pessoas. No caso do Centro de Santos é ainda mais significativo, pois essas pessoas vivem em um bairro onde estão instalados os teatros, mas por inúmeros motivos eles estão distantes da realidade delas. Nosso teatro promove uma intervenção de rua e quer dialogar com a própria rua: todos são bem-vindos e ele está sempre de portas abertas para quem quiser chegar”, afirma o produtor Douglas Zanovelli.

A parada de ontem do ônibus-teatro que encena histórias dos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas do Vale do Ribeira foi ainda mais emblemática: a falta de acesso à opções de lazer e cultura na região central da cidade é um dos pontos analisados pelo Ministério Público para formalização de um Termo de Ajustamento de Cultura (TAC) com o município. A informação foi transmitida pelo ­promotor de Justiça da Infância e Adolescência de Santos, Carlos Alberto Carmello Júnior após uma série de reportagens do Diário do Litoral sobre a situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes que vivem na região.

Aproximadamente 5.486 pessoas moram nos bairros Vila Nova e Paquetá. Desse número, 1.396 são crianças. A Administração trabalha na construção de um Centro Cultural e Esportivo para atender as crianças do local. Ações independentes também acontecem no espaço, como as tocadas pela Associação dos Cortiços do Centro (ACC) e pelo grupo de hip-hop, Mad Feeling Crew.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter