X

Cotidiano

Recordista em charges de Pelé, J.C. Lôbo morre em Santos

Acervo do chargista do Diário do Litoral, que teve passagens por diversos veículos, tem mais de 100 trabalhos sobre o Rei do Futebol

Da Reportagem

Publicado em 23/10/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

J.C. Lôbo é recordista em charges do Rei do Futebol / Diário do Litoral

“Eu dominei Pelé. Ninguém conseguiu pegar Pelé como eu dentro do meu trabalho. Aquilo virou uma religião”. A declaração, dada em entrevista ao Diário do Litoral em 2012, é de J.C. Lôbo, recordista em charges do Rei do Futebol, que morreu na madrugada de ontem Santa Casa de Santos aos 82 anos. O sepultamento foi realizado às 16h, no Cemitério da Areia Branca.

Devido a problemas de saúde, J.C. Lôbo estava afastado do ofício no Diário do Litoral desde 2013. A morte ocorreu devido a problemas respiratórios, segundo as primeiras informações divulgadas.

Com mais de 100 trabalhos tendo Pelé como protagonista, o chargista, que passou por diversos veículos de comunicação, A Tribuna, Cidade de Santos e Gazeta Esportiva, se orgulhava da carta que recebeu do Rei do Futebol em 9 de janeiro de 1998.

Em um dos trechos o Atleta do Século escreveu: “Apesar de naquele tempo eu ainda não ter grande conhecimento de charges, o que me chamou atenção em seu trabalho, além da criatividade, foi a quantidade de detalhes que ele se preocupa em colocar, tornando suas charges verdadeiras obras de arte e já modernas para a época”.

A carta, conforme o plano de J.C. Lôbo, seria usada em um prefácio para um livro sobre ex-camisa 10. Apesar dos esforços do chargista por diversos anos, incluindo a busca por apoio do Poder Público, em Santos, a publicação nunca foi lançada porque enfrentou problemas, em 2012, relacionados à falta de autorização do uso da imagem pela empresa que cuidava à época dos direitos de imagem do Rei.

Homenagens

O diretor-presidente do Diário do Litoral, Sergio Souza, lamentou a morte e ressaltou a importância do trabalho de J.C. Lôbo na história do jornal. “Ele tinha uma alma boa, era uma pessoa sensível, que acreditava no ser humano”.

Em homenagem, Souza anunciou que a partir de segunda-feira será publicada uma charge por dia de J.C. Lôbo por uma semana.

Ex-secretário de Cultura de Santos e articulista do Diário do Litoral, o jornalista Carlos Pinto afirma que guarda várias charges do profissional. “O traço dele era inconfundível, um dos melhores chargistas eu conheci, sem dúvida”.

Para o jornalista Paulo Schiff, também articulista do Diário, o chargista tinha um talento superlativo, um traço característico e um domínio absoluto da linguagem da charge. “Tive a honra de conviver com ele na página 2 do Diário do Litoral”.

Schiff afirma que desde adolescente acompanhou o trabalho do chargista. “Uma perda”.

O professor universitário, cartunista e ilustrador Osvaldo DaCosta diz que as caricaturas, principalmente no início da carreira do Rei do Futebol, eram belas. “Temos que reconhecer esse detalhe do grande desenhista de humor”.

O chargista Seri recorda que conheceu J.C. Lôbo quando começou a desenhar profissionalmente. “Ele tinha um ótimo traço”.

Por meio de nota oficial, o Santos Futebol Clube também lamentou o falecimento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter