Santos Vacinação 2

Itanhaém está entre as cidades mais seguras do Brasil

A Prefeitura afirma que alcançar esse patamar só foi possível a partir da instalação do programa Cidade Segura

Comentar
Compartilhar
08 DEZ 2017Por Da Reportagem12h31
Em 2015 foi implantada a Central de Operações e Inteligência (COI), que realiza monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de ItanhaémFoto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, taxa de homicídios, acidentes de trânsito e despesas com segurança (além do efetivo de policiais, guardas civis municipais e agentes de trânsito). A análise destes itens, de acordo com a Prefeitura de Itanhaém, fez com que a cidade fosse eleita a 31ª cidade mais segura do país, em análise da empresa de consultoria Urban Systems Brasil.

A Prefeitura afirma que alcançar esse patamar só foi possível a partir da instalação do programa Cidade Segura, que vem implantando ao longo dos anos diversas ações que visam ­melhorar a segurança pública da Cidade, buscando uma melhor qualidade de vida para os cidadãos e turistas que visitam o Município. Além disso, um novo concurso público está aberto para a contratação de 25 pessoas para a Guarda Civil Municipal (GCM).

O prefeito Marco Aurélio Gomes destaca que apesar do resultado positivo, continuará buscando recursos para melhorar a questão. “Temos um compromisso com o bem-estar da nossa população. Os investimentos que conseguimos para a Cidade são frutos de muito trabalho. Continuaremos buscando recursos para que Itanhaém continue sendo um dos melhores lugares para se viver. Desta forma, é necessário que as pessoas se sintam seguras”.

Iluminação

Nos últimos quatro anos, houve a instalação de mais de 3 mil pontos com luminárias, buscando eliminar áreas escuras de bairros, melhorar as condições de visualização e inibir a ação de marginais no período noturno. Intervenções foram realizadas em pontos dos bairros do Gaivota, do Jardim Bopiranga, do Cibratel, do Jardim das Palmeiras, do Jardim ­Oásis, do ­Jardim Regina, do Nova Itanhaém e do Jardim Grandesp. A região do Sion e do Jardim Magalhães também tiveram avanços na iluminação de suas ruas e ­avenidas.

Monitoramento

A Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), implantou em 2015 a Central de Operações e Inteligência (COI), que realiza monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de Itanhaém. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360°. As outras 32 são modelos fixos que oferecem maior precisão nos registros.

Gabinete de gestão

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reúne mensalmente as forças ligadas à segurança pública e ao Governo Municipal, seguindo as diretrizes ­estabelecidas pelo Ministério da Justiça. Os intuitos são de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem ­executadas em âmbito local. O GGIM auxilia também na implementação das políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública, estabelecendo uma rede de informações, experiências e práticas de gestão e criando indicadores que medem a eficiência do sistema de segurança pública.

 

Diário da Copa

RUSSIA 2018
Faltam
dias para a Copa

Colunas

Contraponto