X

Cotidiano

Guardas civis e vigias de Guarujá receberão gratificação

Câmara aprova Projeto de Lei Complementar do Executivo que destina gratificação de risco fixada em 30% sobre o valor do salário-base

Publicado em 05/11/2015 às 11:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou o Projeto de Lei Complementar proposto pela Prefeitura, que altera a gratificação de risco, destinada aos servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) e vigias, lotados na Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social.

Com a aprovação da Lei Complementar, o benefício que contempla as duas categorias a partir da Lei 135/2012 — peça que cria o Estatuto do Servidor — os GCMs e vigias têm o direito à gratificação de risco, que será paga mensalmente e fixada no percentual de 30% incidente sobre o valor do salário-base.

“Os servidores terão seus benefícios pagos em folha complementar, cujo valor de mais de R$ 206 mil, já está reservado pela Administração. Sendo assim esses servidores terão seus direitos garantidos, um compromisso da Administração Municipal”, explicou Juliano Oliveira de Souza, secretário municipal de Administração.

Apesar da aprovação na Câmara, prefeita diz que não desistiu de derrubar liminar junto ao TJ-SP (Foto: Matheus Tagé/DL)

No dia 30 de outubro, a prefeita Maria Antonieta garantiu o pagamento dos benefícios GDI (Gratificação de Desempenho Individual), salário família, salário consorte, FGE (Função Gratificada da Educação) e a GAPP (Gratificação de Assiduidade, Pontualidade e Produtividade) aos servidores públicos municipaisamparada em legislação pertinente. O único item que ainda estava para ser solucionado era gratificação destinada aos GCMs e vigias.

“Com apoio dos dois sindicatos – Sindserv e Siproem, trabalhamos para poder fazer o pagamento integral aos funcionários e conseguimos chegar num caminho que não vai contra a decisão da liminar. Encaminhamos a Lei Complementar e recebemos o apoio do Legislativo. Não desistimos de conseguir junto ao Tribunal de Justiça do Estado a derrubada desta liminar, estamos mostrando o quão prejudicial a todos os nossos 6 mil servidores esta ação”, pontuou a prefeita.

Pela Ação Direita de Inconstitucionalidade (Adin) todos os servidores municipais, efetivos e comissionados, perdem o direito a 6% da GDI, salário família (para quem tem filhos menores de 18 anos) e o salário consorte, que beneficia casados ou com relação estável. Outros benefícios como a Função Gratificada da Educação (FGE) para servidores do magistério; a Gratificação de Assiduidade, Pontualidade e Produtividade (GAPP) dos médicos e o adicional de risco dos guardas também foram suspensos pela Adin.

Os secretários municipais serão obrigados a trabalhar sem direito a descanso e folga, já que serão quatro anos ininterruptos, pois a ação os proíbe de receber férias e 13º salário. O relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), desembargador Salles Rossi, do TJ/SP, deferiu a liminar suspendendo a imediata eficácia dos artigos 151, 152, 198, 199, 201, 203, 204, 227, 238, 239, 240, 241 e 263.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter