X

Cotidiano

Gibiteca de Santos tem ampla programação neste domingo

Haverá bate-papo sobre quadrinhos, abertura da mostra Guerras Calazanistas, exibição de filme comemorativo ao equipamento e homenagens

Da Reportagem

Publicado em 16/12/2017 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Programação comemorativa continua neste domingo (17) / Divulgação

A programação comemorativa aos 25 anos da Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, na orla do Boqueirão) continua neste domingo (17).

Entre 10h30 e 19h, haverá bate-papo sobre quadrinhos, abertura da mostra Guerras Calazanistas, exibição de filme comemorativo ao equipamento e homenagens ao jornalista/cartunista Marcel Rodrigues Paes e a Dona Vilma, mãe do desenhista.

Marcel Rodrigues Paes nasceu em 16 de agosto de 1966 e faleceu em 30 de novembro de 1992, com 26 anos. Cursou Jornalismo na UniSantos. Em 1988, começou a trabalhar no jornal A Tribuna, onde iniciou, em 1991, um trabalho pioneiro no litoral paulista: uma coluna sobre HQ publicada às quartas-feiras.

A Gibiteca Municipal de Santos nasceu a partir da doação do acervo de Marcel, como disse o coordenador de eventos do local, Fábio Tatsubô. Atualmente, abriga mais de 32 mil publicações como mangás, fanzines, graphic novels e gibis.

Também oferece oficinas de desenho e recebe exposições de artistas da região e de outros municípios, estados e países, além de realizar eventos e debates sobre o universo das HQs e do mundo geek.

Desde de 2015, realiza o projeto Baú da Gibiteca, ação de incentivo à leitura que leva, em média, 250 quadrinhos de diversos gêneros a escolas e instituições localizadas em bairros onde há pouca oferta de leitura.

Em janeiro do ano passado, o equipamento venceu a categoria de Contribuição ao Quadrinho Nacional na 32ª edição do Troféu Ângelo Agostini, premiação concedida pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC).

Confira a programação completa deste domingo (17):

10h30 às 12h – Bate-papo Conhecendo a Gibiteca (infantil)

A atividade voltada às crianças em idade de alfabetização, com o objetivo de apresentar os gibis e incentivar a leitura. Depois desenham uma curta história em quadrinhos, interagindo e contando sobre a história que leram, mas com um final diferente.

13h – Abertura da exposição Guerras Calazanistas

13h30 – Homenagem a Marcel Rodrigues Paes: com o Flávio Calazans

14h – Bate-papo e tarde de autógrafos com Flávio Calazans (Guerras Calazanistas), Marcos Venceslau (Inquietude), Clayton InLoco (Teia Escarlate) e Gazy Andraus (Homo Eternus)

15h – Bate-papo Jornalismo em Quadrinhos, com Carolina Ito, Alexandre Barbosa (o Bar) e Osvaldo DaCosta

16h – Vantagens de ser independente, com Victor Freudt, Bispo, Larissa Palmieri e Daniel Esteves

17h – Painel Evolução, reboots e mudanças no mercado de quadrinhos de super-heróis com os filmes e séries, com Gabi Franco e Emílio Baraçal

18h – Apresentação do vídeo em homenagem à Gibiteca

18h15 – Apresentação do relatório de atividades de 2017

18h30 – Homenagem a Dona Vilma, mãe de Marcel, e doação de uma carta do jornalista Celso Menezes

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter