X

Cotidiano

Raio-X DL: Ciclovia de Praia Grande é elogiada por sinalização e bom estado

Cidade tem maior espaço para ciclistas da Baixada Santista: 78.900 metros. Planejamento da Prefeitura é entregar mais 24,4 quilômetros de ciclovias no próximo ano

Publicado em 09/11/2015 às 11:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praia Grande possui 78,9 quilômetros de ciclovia ativa no munícipio. É a maior da Baixada Santista em tamanho, tendo 53,9 quilômetros a mais que a segunda colocada, Guarujá. Entretanto, as críticas ouvidas por cidadãos da Ilha de Santo Amaro não se repetem.

Admirada pelos usuários do sistema, a ciclovia situada ao lado da Via Expressa Sul foi destacada pela sinalização. “Aqui tem muita placa pedindo atenção a quem pedala. As pistas são divididas for faixas pintadas em todo espaço que eu utilizo. Acho boa”, comentou o estudante Jefferson Campos.

No local, sobraram críticas para os motoristas. “Só é ruim quando precisa atravessar esses cruzamentos ou descidas de carro da outra pista. Tem gente que não respeita. Já fui cortado por carro aqui e precisei descer da bicicleta pra não ser atingido”, disse o pedreiro José Luiz Santos.

Na Avenida Presidente Kennedy, que possui a ciclovia instalada no canteiro central, tem munícipe que utiliza o espaço para se exercitar. “É boa. Eu venho aqui para pedalar um pouco. Ela fica no meio da pista, então não tem ninguém invadindo. Raramente um pedestre sai atravessando o caminho. É tranquilo”, falou a dona de casa Maria Clara Siqueira.

Praia - Usuários do local citaram a falta de segurança em alguns trechos (Fotos: Luiz Torres/DL)

Já no equipamento que acompanha a orla da praia, alguns trechos estão sujos devido a reformas realizadas pela Prefeitura. Entretanto, a sinalização foi reforçada no local. A enfermeira Roberta Castro chamou atenção para a falta de segurança. “Já viu aquele vídeo do pai desesperado pra tirar o filho da bicicleta enquanto o bandido puxava? Tem trechos que são desertos aqui. Fica perigoso para sair andando de bicicleta de forma tranquila. Sempre olho ao redor”.

Outro pedido da população é uma melhoria na interligação entre as ciclovias. “Elas são boas, mas é ruim ter que se meter pelas ruas para chegar até a outra. Seria legal se existisse uma faixa que levasse de uma ciclovia para outra. Mas isso também não é nada demais”, disse o aposentado Augusto Ribeiro.

Mais 24,4 quilômetros

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que ainda deve entregar outros 24.400 metros de ciclovias que estão em projeto ou obras. Esses trabalhos atenderão aos bairros Anhanguera, Vila Sônia, Maracanã, Caiçara, Flórida, Real e Solemar.

Alfinetada - Ciclistas criticaram postura de motoristas na Via Expressa Sul

A Administração destacou que as manutenções das ciclovias são realizadas constantemente com reparos e limpeza. Sobre a possibilidade de melhorias na interligação entre as ciclovias, a Prefeitura ressaltou que a atualmente, os ciclistas de Praia Grande conseguem trafegar por todos os Bairros da Cidade através das ciclovias.

Por fim, a Administração também relembrou que a infraestrutura cicloviária de Praia Grande é uma das mais extensas do Brasil e que já recebeu, por quatro vezes, o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter