X

Cotidiano

Estudante da Área Continental vence concurso do Proerd São Vicente

Texto de Grazielle Pereira Alves, 11 anos, aluna da EMEF Francisco Martins dos Santos, foi escolhida entre 12 selecionados de escolas públicas e privadas

Publicado em 07/12/2016 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Grazielle ao lado do irmão Vinícius, da diretora da unidade Janaina (blusa azul), da professora Rosangela (blusa branca) e dos policiais instrutores do Proerd / Matheus Tagé/DL

Dedicada e interessada. Assim os professores classificam a jovem Grazielle Pereira Alves, de 11 anos, vencedora do 1º Concurso de Redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizado pelo 39º Batalhão de Polícia Militar (PM) de São Vicente com o apoio da Associação Comercial de São Vicente e do Diário do Litoral. O texto da estudante foi escolhido entre mais de 1.100 participantes. O processo de seleção envolveu policiais instrutores, além de docentes e diretores de 12 escolas da cidade e jornalistas.

“Ela é uma aluna dedicada, esforçada e estudiosa. Escreve muito bem. Chama a atenção o comprometimento que ela tem com os estudos. Digo que ela representa o que a educação precisa, que é um trabalho conjunto entre família, escola e professor. Isso é fundamental”, destacou Rosângela Simões, professora de Grazielle.

A jovem Grazielle é estudante da EMEF Francisco Martins dos Santos, no Jardim Rio Branco, Área Continental da cidade. Foi aprovada com notas máximas e, em 2017, dará continuidade aos estudos, já no 6º ano, em outra escola do bairro. Para ela, as aulas do Proerd forma importantes para a sua formação.

“Nas aulas do Proerd eles falam sobre as drogas. Aprendi como não usá-las e também a ter responsabilidade. Lembro de uma atividade que falava de ir com o amigo ou com o time. Pensei na hora amigo. Conversei com a minha mãe em casa e ela disse que era o time porque era coletivo e tinha compromisso. A minha família também ajuda muito”, disse Grazielle, que chama atenção pela forma de se expressar. Ela estava acompanhada do irmão Vinicius, de 23 anos.

A diretora da unidade, Janaina Ramos, destacou o empenho da aluna e a importância de projetos como o Proerd. “Desenvolvemos na escola alguns projetos, mas é motivador quando estes vêm de fora do universo escolar. Abre espaço para que alunos do fundamental também possam mostrar seu trabalho”, destacou Janaina. A unidade tem mais de 1.200 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Redação

O tema desenvolvido na redação foi ‘Proerd na Escola’. Os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de São Vicente trabalharam textualmente o que aprenderam nas aulas do programa da Polícia Militar, ministrado durante três meses por policiais instrutores nas unidades.

“A Grazielle é uma aluna dedicada e centrada. Prestava muita atenção nas aulas”, disse o soldado PM Figueiredo, que ministrou o curso na sala da estudante. Ele atua no projeto há cinco anos.

As redações foram escolhidas pelos professores e diretores das escolas participantes. Os textos selecionados foram avaliados pelo Diário do Litoral. A estudante campeã e a escola terão acesso gratuito, por um ano, ao conteúdo online do jornal. Os 12 participantes selecionados foram homenageados nas formaturas do projeto realizadas nos últimos dia 25 de novembro e 2 de dezembro.

“O concurso continuará no próximo ano. Foi muito positivo. Esperamos conseguir mais apoio e ampliar. A ideia é que o campeão além de ver a redação publicada possa com sua sala visitar o jornal e conhecer como ele é feito”, destacou o cabo PM Arantes, coordenador do Proerd em São Vicente.

Confira:

Proerd na escola

Por Grazielle Pereira Alves

O Proerd é importante na escola porque ensina a não fazer o uso de drogas, bebidas alcoólicas e cigarros. Além disso mostra o poder devastador dessas drogas na vida da pessoa que usa e das que a cercam, principalmente seus familiares.

Gosto de como são feitas as aulas. O professor, que também é policial, conversa muito com a gente. Dá oportunidade para que todos falem o que acham sobre uma questão, e a resposta que estiver mais de acordo é a escolhida para ser respondida na apostila. Por essas atividades aprendo a ser mais responsável por minhas escolhas.

O que me chamou mais a atenção foi entender que se uma criança convive com pessoas que fazem o uso dessas drogas, possivelmente ela se tornará um usuário no futuro. Na minha visão o Proerd pode mudar esse quadro por continuar ensinando as crianças a fazer a escolha certa. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter