X

Cotidiano

Encaminhamentos pelo Centro Público crescem no segundo semestre

O número já representa um aumento de 94% em relação ao semestre anterior (2.258) e é quatro vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (1.091)

Da Reportagem

Publicado em 19/10/2018 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Desde julho, 4.383 pessoas foram encaminhadas pelo Centro Público de Emprego e Trabalho / Divulgação/PMS

Desde julho, 4.383 pessoas foram encaminhadas pelo Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) de Santos a vagas nas áreas de serviços, construção civil e comércio. O número já representa um aumento de 94% em relação ao semestre anterior (2.258) e é quatro vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (1.091).

Para as contratações que resultaram no índice positivo, empresas instaladas em Santos contaram com auxílio do CPET na disponibilização de um banco de dados com 45 mil cadastrados e na seleção realizada de acordo com perfil correspondente à função desejada. Em regra, para cada posto, o contratante recebe três encaminhamentos por vaga, para fins de processo seletivo.

Ligado à Secretaria de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio (Sapic), o órgão da Prefeitura também contribuiu com a qualificação de mão de obra para centenas de postos, por meio do Programa Formação de Talentos. No caso da empresa Neobpo (gestão de processos de negócios e soluções digitais), 635 pessoas já foram incorporadas após processo de capacitação. Outras 1.325 estão em treinamento atualmente.

Para o setor da construção civil, o CPET encaminhou 201 trabalhadores, sendo 127 para duas empreiteiras responsáveis por obras da Nova Entrada de Santos. Entre os postos preenchidos estão os de ajudante geral, pedreiro, armador, carpinteiro motorista, operador de retroescavadeira, auxiliar de topografia, assistente administrativo e engenheiro civil.

Em setembro, uma rede de supermercados também recorreu ao cadastro de trabalhadores para uma nova unidade que demandou 110 empregos para as funções de operador de caixa, fiscal de caixa, fiscal de prevenção de perdas, auxiliar administrativo e repositor de estoque.

Estrutura

Para o chefe do Departamento de Empreendedorismo e Emprego da Sapic, Ronaldo Ferreira, uma das razões pelas quais empresas optam por investimentos em Santos é a economia gerada no processo de seleção por conta da estrutura oferecida pelo CPET. “Disponibilizamos nosso banco de dados, fazemos o encaminhamento e, quando necessário, cedemos espaço para cursos de capacitação e integração a empresa. Temos quatro salas com televisor, retroprojetor, dentre outros meios de apoio”.

Legislação

Com o objetivo de favorecer a geração de empregos, em 2017, foi sancionada no Município a chamada Lei do Call Center (Complementar 692/2010), beneficiando empresas do setor de teleatendimento, com a ampliação do prazo para concessão de incentivos fiscais de cinco para dez anos, condicionada à comprovação de regularidade trabalhista.

Cadastro

Para cadastro, o CPET fica na Rua Amador Bueno, 249, no Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo. Os documentos necessários são RG, CPF, PIS , carteira de trabalho e comprovante de residência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter