X

Cotidiano

Desassoreamento retira mais 130t do canal 1 em três dias trabalho em Santos

O ponto considerado mais crítico é o conhecido ‘curvão’ do canal por reter mais facilmente o material justamente pela curva que dificulta o desague dos sedimentos

Da Reportagem

Publicado em 08/11/2018 às 22:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mais de 130 toneladas de lama já foram retiradas do canal da Av. Senador Pinheiro Machado / Divulgação/PMS

Mais de 130 toneladas de lama já foram retiradas do canal da Av. Senador Pinheiro Machado desde terça-feira (6), quando o serviço de desassoreamento foi iniciado pela Prefeitura na altura da Rua Joaquim Távora, com o auxílio de uma pá carregadeira de esteira. O trabalho da Operação Cuidando de Santos complementa a limpeza das galerias das redes de drenagem para melhorar a vazão das águas em direção ao mar e deve ser concluído em 30 dias até a Rua Carvalho de Mendonça.

Nesta quinta-feira (8), os funcionários da Prodesan trabalhavam próximo à Rua Joaquim Távora, com apoio de dois caminhões, supervisão de técnicos da Secretaria de Serviços Públicos e apoio da CET. “As saídas das tubulações desembocam nos canais e o acúmulo no canal 1 é ainda mais crítico pela largura maior das manilhas que favorecem o recebimento da lama trazida pela maré alta, pelas galerias e dos morros”, explica o coordenador de Serviços Públicos, Flávio Morgado.

O ponto considerado mais crítico é o conhecido ‘curvão’ do canal por reter mais facilmente o material justamente pela curva que dificulta o desague dos sedimentos. Com o trabalho finalizado, a profundidade aumentará em média 50cm e facilitará a vazão das águas. “Em alguns trechos, conseguimos aprofundar mais, mas o trabalho é realizado sempre uma vez por ano, com ênfase no ‘curvão’ que pode receber o serviço mais vezes se houver necessidade”, diz Morgado.

Programação

A operação de desassoreamento mecanizado acontece de segunda a sexta, independentemente das chuvas, das 8h às 16h. O último serviço aconteceu recentemente no canal da Av. Francisco Ferreira Canto, de onde foram retiradas cerca de 600 toneladas de sedimentos. O próximo está previsto para o canal 3, trecho entre as ruas Joaquim Távora e Almeida de Moraes.

Antes de desassorear cuidado com passeio é essencial

Dormentes são usados no meio-fio para auxiliar a subida da pá carregadeira no passeio, que necessita permanecer ao lado do canal para o braço alcançar os sedimentos.

Sob a máquina também é colocada uma esteira emborrachada feita com malha de ferro para garantir a sustentação, reduzir o impacto e não danificar a calçada e o jardim.

Para a eficiência do desassoreamento, a máquina é operacionalizada nos dois lados do canal em horários estratégicos para evitar prejuízos ao fluxo do tráfego de veículos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Oficinas de empreendedorismo para mulheres acontece nesta quinta (9), em SV

'Ela pode' acontece na sede do projeto 'Bora lá', no Tancredo

Bertioga

Avenida Bruno Covas ficará interditada até o dia 10, em Bertioga

Cronograma de execução das obras pode sofrer alterações devido às condições climáticas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter