Cotidiano

Desassoreamento retira mais 130t do canal 1 em três dias trabalho em Santos

O ponto considerado mais crítico é o conhecido ‘curvão’ do canal por reter mais facilmente o material justamente pela curva que dificulta o desague dos sedimentos

Da Reportagem

Publicado em 08/11/2018 às 22:20

Compartilhe:

Mais de 130 toneladas de lama já foram retiradas do canal da Av. Senador Pinheiro Machado / Divulgação/PMS

Mais de 130 toneladas de lama já foram retiradas do canal da Av. Senador Pinheiro Machado desde terça-feira (6), quando o serviço de desassoreamento foi iniciado pela Prefeitura na altura da Rua Joaquim Távora, com o auxílio de uma pá carregadeira de esteira. O trabalho da Operação Cuidando de Santos complementa a limpeza das galerias das redes de drenagem para melhorar a vazão das águas em direção ao mar e deve ser concluído em 30 dias até a Rua Carvalho de Mendonça.

Nesta quinta-feira (8), os funcionários da Prodesan trabalhavam próximo à Rua Joaquim Távora, com apoio de dois caminhões, supervisão de técnicos da Secretaria de Serviços Públicos e apoio da CET. “As saídas das tubulações desembocam nos canais e o acúmulo no canal 1 é ainda mais crítico pela largura maior das manilhas que favorecem o recebimento da lama trazida pela maré alta, pelas galerias e dos morros”, explica o coordenador de Serviços Públicos, Flávio Morgado.

O ponto considerado mais crítico é o conhecido ‘curvão’ do canal por reter mais facilmente o material justamente pela curva que dificulta o desague dos sedimentos. Com o trabalho finalizado, a profundidade aumentará em média 50cm e facilitará a vazão das águas. “Em alguns trechos, conseguimos aprofundar mais, mas o trabalho é realizado sempre uma vez por ano, com ênfase no ‘curvão’ que pode receber o serviço mais vezes se houver necessidade”, diz Morgado.

Programação

A operação de desassoreamento mecanizado acontece de segunda a sexta, independentemente das chuvas, das 8h às 16h. O último serviço aconteceu recentemente no canal da Av. Francisco Ferreira Canto, de onde foram retiradas cerca de 600 toneladas de sedimentos. O próximo está previsto para o canal 3, trecho entre as ruas Joaquim Távora e Almeida de Moraes.

Antes de desassorear cuidado com passeio é essencial

Dormentes são usados no meio-fio para auxiliar a subida da pá carregadeira no passeio, que necessita permanecer ao lado do canal para o braço alcançar os sedimentos.

Sob a máquina também é colocada uma esteira emborrachada feita com malha de ferro para garantir a sustentação, reduzir o impacto e não danificar a calçada e o jardim.

Para a eficiência do desassoreamento, a máquina é operacionalizada nos dois lados do canal em horários estratégicos para evitar prejuízos ao fluxo do tráfego de veículos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Via Anchieta tem 7 km de congestionamento; veja pontos, tempo de espera e opções

Informação foi compartilhada pela Ecovias nesta manhã (26)

Cotidiano

Estudo revela novo traçado para túnel Santos-Guarujá

Segundo novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), ο πονο traçado para a tão sonhada ligação seca teria 66 desapropriações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter