X

Cotidiano

Debate de São Vicente tem ‘lavagem de roupa suja’ e ‘troca de farpas’

Nove candidatos à Prefeitura participaram de encontro promovido ontem pela Santa Cecília TV

Publicado em 20/09/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Candidatos participaram de debate promovido na noite de ontem (19) pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação / Rodrigo Montaldi/DL

O debate entre os prefeituráveis de São Vicente, realizado ontem (19) pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação, foi pautado pela troca de farpas e ‘lavagem de roupa suja’. O candidato Pedro Gouvêa (PMDB) e o vice-governador Marcio França (PSB) foram alvos de ataques dos candidatos Davi Morgado (PSC), Luciano Batista (PTB), Junior Bozzella (PSD) e Fernando Bispo (PR). A gestão do ex-prefeito Tercio Garcia (PSB) e do atual chefe do Executivo Luis Cláudio Bili (PR) também foram muito citadas. As propostas dos pleiteantes para a cidade ficaram em segundo plano.

“As pessoas estão sendo pressionadas a votar. São Vicente tem dinheiro e não precisa de padrinho político para mandar dinheiro para a cidade. Um grupo que já está há 20 anos no poder. Esse é o plano B, porque o plano A era acabar com a cidade”, afirmou Júnior Bozzella logo no primeiro bloco quando questionado pelo apresentador sobre o tema segurança. Ele se referia ao grupo político do vice-governador e ex-prefeito de São Vicente Marcio França (PSB).

Também no primeiro bloco, Luciano Batista usou o tempo que tinha para falar de geração de empregos para ‘alfinetar’ o vice-governador, que é cunhado do candidato Pedro Gouvêa (PMDB). “São Vicente tem uma infinidade de problemas. Não se criou nos últimos anos. Não houve incentivo e não se fomentou a criação de empregos. O vice é secretário (estadual) de Desenvolvimento Econômico e não trouxe nenhum curso para a cidade”, destacou.

No segundo bloco, quando os candidatos fizeram perguntas uns aos outros Bozzella e Luciano Batista novamente se referiram às gestões anteriores comandadas pelo grupo político do ex-prefeito. Nesta rodada, Fernando Bispo (PR) também os acompanhou. Bispo e Bozzella são vereadores atualmente e atuaram como secretários de governo do ex-prefeito Tercio Garcia (PSB). Batista também integrou o PSB, partido de França e foi de sua base política na cidade.

“Hoje a população não pode fazer voto de opressão. Não pode cair no conto do vigário e no discurso que se determinado candidato não ganhar a cidade vai naufragar. Temos um deputado na cidade (Caio França), que é filho do vice, e não conseguiu trazer nada de concreto. Isso é balela. Precisa saber escolher o seu candidato. Não vou desistir. Não adiantar me perseguir”, disparou Bispo.

“Fui deputado por oito anos, conheço o governo estadual. Eu duvido que qualquer secretario estadual deixar de olhar para São Vicente. As verbas são carimbadas. Essa conversa vota no cunhado do vice que se não a cidade vai afundar é balela. Não podemos ser oprimidos. Escolha com liberdade”, respondeu Batista.

Neste bloco o candidato Pedro Gouvêa pediu direito de resposta ao jurídico da TV, mas foi negado. Ele foi citado indiretamente pelo candidato Bozzella, mas sem ofensa. Durante o intervalo, nervoso, o candidato do PMDB questionou pessoalmente o advogado responsável por analisar os pedidos. Gouvêa e Bozzella, que estavam um ao lado do outro, também se estranharam ao vivo.

O ataque mais agressivo partiu do candidato Davi Morgado (PSC). “A escola que o candidato (Pedro Gouvêa) prometeu durante a campanha passada está com obra abandonada. Vinte anos que vocês ficam prometendo. Vocês têm as mãos sujas de sangue porque o povo está morrendo no Crei”, disse ao se dirigir ao candidato do PMDB.

Contra-ataque

Pedro Gouvêa respondeu citando a participação dos candidatos que o atacaram no governo do atual prefeito Luís Cláudio Bili (PR). “Fui um dos únicos candidatos, vereador na Câmara, que atuava em oposição ao atual governo. Você ajudou e apoiou na Câmara, inclusive indicando cargo no Governo Bili”, disse à Bozzella.
“Realmente faço parte de um grupo político que construiu uma cidade muito melhor. A gente não pode esquecer o quanto você foi participante e o quanto colaborou para esse caos. Nunca fui condenado por nenhum ato de improbidade ou ato equivocado na administração”, completou.

O candidato do PMDB também respondeu Morgado, que se referiu ao grupo político de França como ‘coronéis sem patentes’. “Morgado, é importante a gente falar que o prefeito Bili falou uma grande verdade quando ele foi a televisão sobre uma ameaça para você conseguir mais cargo no governo dele, senão seria oposição. Não dá para aceitar tanta mentira e ironia. Tenho certeza que ninguém mais acredita em política pequena, baixa e de ataques. Essas pessoas tem a história manchada por mentiras e rolos”, disparou.

Outros

Em meio às farpas, os outros candidatos falaram timidamente de suas propostas para a cidade. Kayo Amado (Rede) destacou a importância de uma gestão eficiente e também questionou Pedro Gouvêa sobre a baixa nos investimentos em educação, anunciada pelo presidente Michel Temer (PMDB). Paulo Lacerda (SD) citou a necessidade da reestruturação e utilização dos leitos do Hospital São José.

Alfredo Martins (PT) destacou a necessidade da criação de uma nova área de transbordo e projetos que possibilitem a reciclagem do lixo e a educação ambiental. Marcelo Omena (PCO) ressaltou que, se eleito, pretende implantar em todas as escolas cursos de música com instrumentos musicais de corda e percussão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter