X

Cotidiano

Cultura popular ocupa ambientes públicos de Cubatão

Ruas, praças e escolas da cidade receberão mais de 140 artistas em apresentações gratuitas a partir de hoje

Da Reportagem

Publicado em 22/08/2016 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além da variedade de apresentações artísticas, a programação conta também com atividades de formação / Divulgação

Com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura popular e fazer a ponte entre o artista local e a população, Cubatão recebe entre os dias 22 e 28 de agosto a segunda edição do Circuito de Cultura Popular. Comemorado na semana do folclore, a mostra reúne apresentações de teatro, música, contação de histórias, dança de rua, cortejo de maracatu, dança popular de origem africana chamada jongo, serenatas, teatro de mamulengos, oficinas educativas e fórum de debate.

Entre os destaques do Circuito estão as atividades realizadas na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro. No fim de semana (dias 27 e 28) será montada na praça uma estrutura de palco com som e luz, além de tenda com capacidade para 300 pessoas, para a realização de diversas apresentações artísticas e formativas abertas ao público. 

Uma Feira Criativa também será realizada no local, organizada pela Prefeitura Municipal de Cubatão. A atração oferecerá ao público artesanato, artes visuais, coleções, antiguidades, artigos de moda, discos de vinil, livros, gibis, paisagismo e perfumaria. A gastronomia ficará por conta de diversos food trucks que serão estacionados no entorno da praça.

Para compor a programação, os produtores do Circuito promoveram um chamamento público e receberam a inscrição de 72 propostas, vindas de diversas cidades do Estado de São Paulo, principalmente das cidades da Baixada Santista. “Ficamos muito felizes com o resultado deste chamamento. Recebemos muitas inscrições de grupos e artistas da região, mostrando que aqui há uma produção cultural significativa. Uma das ideias do Circuito é promover o intercâmbio entre estes artistas e mostrar ao público nossa produção cultural local”, explica Douglas Zanovelli, produtor do Circuito junto com Talita Berthi.

Além da variedade de apresentações artísticas, a programação conta também com atividades de formação.

“Para que o público interaja, dance e brinque junto com o artista popular, nos empenhamos em proporcionar uma programação com foco não só na difusão, mas também na formação do conhecimento sobre a cultura popular brasileira. Por isso, nesta edição, convidamos grupos e mestres para realizar oficinas e debates abertos ao público, proporcionando uma grande celebração da coletividade e participação popular”, completa Talita Berthi. 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter