X

Cotidiano

Comércio na Baixada Santista teme impacto com alta do desemprego

Sindicato do Comércio Varejista estima que demissões possam acabar com a renda de até 20 mil pessoas

Publicado em 01/11/2015 às 10:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Comerciantes da Baixada Santista estão preocupados com os impactos econômicos da paralisação da Usiminas, em Cubatão, anunciada na semana passada. De acordo com a empresa, serão desativadas as áreas de sinterização, coquerias, altosfornos e aciaria. A Usiminas estima que o processo vai provocar cerca de 2 mil demissões diretas e outras 2 mil indiretas no início de 2016, com desligamento dos equipamentos nos próximos quatro meses. O sindicato dos metalúrgicos local fala em até 8 mil demissões.

“Será desastroso para a economia da região, principalmente para o comércio, porque essas demissões vão acabar com a renda de até 20 mil pessoas, se você somar os familiares dos trabalhadores”, afirma Omar Abdul Assaf, vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista. Segundo ele, embora seja privada, a empresa tem uma responsabilidade social.

Diretores da entidade e dos sindicatos que representam os funcionários do comércio fizeram uma reunião na sexta-feira para discutir o assunto.

“O impacto será violento, principalmente por causa da crise, que já provocou queda nas vendas nos últimos dois meses e dificulta muito a recolocação no mercado de trabalho. O poder público precisa intervir. Esperamos um posicionamento das prefeituras locais, dos deputados da região e até mesmo do Estado e da União”, afirma Assaf.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter