X

Cotidiano

Cartórios da Baixada Santista realizam cadastro biométrico

Munícipes podem antecipar atualização até maio; agendamento é feito pelo site do TRE

Da Reportagem

Publicado em 10/02/2016 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

1,3 milhão de pessoas devem realizar a atualização na Baixada Santista / Matheus Tagé/DL

Os eleitores da Baixada Santista já podem realizar o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais da região. Embora ainda não seja obrigatório, o procedimento já é realizado em casos de emissão de títulos e mudança de domicílio eleitoral.

Os demais eleitores devem realizar agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (http://www.tre-sp.jus.br/). Após o agendamento, o eleitor deve ir ao cartório levando documento de identidade com foto, título de eleitor e comprovante de residência.

De acordo com o TRE-SP, 1,3 milhão de pessoas devem realizar a atualização na Baixada Santista. Em 2016 o prazo final para fazer qualquer alteração no cadastro eleitoral, inclusive a identificação biométrica, é 4 de maio.

A procura pelo serviço está forte no cartório da 118ª zona eleitoral de Santos. “Atendemos diariamente cerca de 50 pessoas para o cadastro biométrico. É importante destacar que o procedimento ainda não é obrigatório e não será usado nas eleições deste ano, mas quanto mais cedo cadastrar as digitais mais tranquilo será o procedimento”, destacou Ana Lúcia, chefe substituta.
Ela afirmou que após o agendamento o procedimento é simples e rápido, durando cerca de 10 minutos.

De acordo com o TRE-SP a identificação biométrica só é utilizada nas eleições quando todo o eleitorado de um município já está cadastrado no sistema. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que todo o eleitorado do Brasil seja recadastrado até 2018.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter