X

Cotidiano

Câmara de Cubatão começa hoje a decidir futuro dos cobradores

A proposta estava tramitando nas comissões especiais da Casa e deve ser analisada em duas discussões até sua votação final

Carlos Ratton

Publicado em 15/12/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A situação, que já gerou centenas de desempregados na região, já ocorre em todas as demais cidades da Baixada Santista / Arquivo DL

A Câmara de Cubatão inicia hoje, às 10 horas, durante a 25ª sessão extraordinária da Casa, a discussão do projeto de lei, de autoria do Executivo, que revoga a lei de 2004 e autoriza a empresa de ônibus concessionária do serviço de transporte público a obrigar motoristas a cumprir a função de cobradores. A situação, que já gerou centenas de desempregados na região, já ocorre em todas as demais cidades da Baixada Santista. A proposta estava tramitando nas comissões especiais da Casa e deve ser analisada em duas discussões até sua votação final.

Atualmente, a empresa Trans Líder é a concessionária do serviço. Na lei 2.940, de 2004, é vedada aos motoristas de ônibus a dupla função, no caso, exercer também o papel de cobrador. As galerias da Câmara deverão ficar repletas de motoristas que já se manifestaram contrários à iniciativa do governo do prefeito Ademário da Silva Oliveira (PSDB).

Tarifa de energia

Também hoje, em segunda discussão, a Câmara deverá aprovar outro projeto polêmico: o de emenda à lei orgânica do Município, também de autoria do Executivo, que permite a cobrança da taxa de iluminação pública no município. Vale lembrar que proposta já havia sido rejeitada duas vezes no plenário da Casa, inclusive quando Ademário era vereador. Ele votou a favor do projeto em 2016 e contra em 2014. Na duas oportunidades anteriores, houve até um abaixo-assinado com cerca de cinco mil munícipes que se manifestaram contra a cobrança.

Em ambos os casos, o Executivo já se manifestou informando que a questão dos cobradores seria uma adaptação à nova realidade econômica e que, com a mudança, a empresa pode gerir com maior liberdade seu quadro de funcionários, optando por continuar com os cobradores ou ­modernizando o sistema de cobrança.

Já com relação à tarifa de energia, o argumento é que a Constituição Federal já definiu a iluminação pública como atribuição dos municípios e, no artigo 149, tratou da criação da contribuição específica, inclusive permitindo que seja incluída na fatura da energia elétrica. O Município já arca com essa despesa, desviando para isso recursos de outros setores, e os serviços estão sendo ainda executados pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) por força de uma liminar que pode perder efeito a qualquer momento.

“A taxa permitirá garantir a continuidade do serviço, a ampliação e as melhorias no sistema de iluminação (que agora não estão ocorrendo, já que pela liminar só é feita a reposição dos equipamentos danificados), afora um maior controle desse fluxo de receita-despesa, dando mais transparência e ordem às contas públicas”, defende a Prefeitura.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter