X

Cotidiano

Borracheiro corre fantasiado e vira atração pelas ruas de Santos

Enfeitado com luzes, João atrai olhares por onde passa e se tornou personagem conhecido na cidade

Vanessa Pimentel

Publicado em 10/12/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante a noite, João sai sempre fantasiado para correr 10 Km. Os apetrechos só não podem ser usados em dias de chuva porque, segundo ele, pode dar curto / Rodrigo Montaldi/DL

João José Vicente poderia ser só mais um corredor amador, como tantos outros na cidade de Santos, não fossem os detalhes da roupa que usa para praticar o exercício. Enfeitado com luzes e apetrechos de criação própria, João atrai olhares por onde passa e já se tornou personagem conhecido pelos moradores da região. Para ele, correr fantasiado é um jeito de provocar alegria nas pessoas e se comunicar com elas sem necessariamente usar palavras. Ele chama esta forma de comunicação de “eco”.  

“Veio na minha cabeça essa idéia. Daí os amigos apoiaram, acharam engraçado e eu continuei. O pessoal aplaude quando eu passo, tiram fotos. Para o Natal, estou colocando mais luzes no tênis”, conta ele.

Nascido no Ceará, João veio para Santos ainda jovem para trabalhar. Foi pedreiro, carpinteiro e quitandeiro até se firmar na borracharia onde trabalha há mais de 30 anos.

“Comecei a correr na roça, lá no Ceará. Meu pai achava coisa de doido, mas eu sempre gostei. Corro em torno de 10 Km”, explica. Sobre a roupa especial, não soube precisar a data, mas acredita que a idéia surgiu há seis anos.

Inventor

E não é só pelo jeito incomum de correr que João chama atenção. A fama de inventor também corre o bairro da Aparecida, local onde mora e trabalha. A borracharia é decorada com calotas de pneus nas paredes e garrafas de água pelo teto. “Elas ajudam a refrescar o ambiente e espantar moscas”, justifica. O filho Miguel, de 19 anos, trabalha com ele e confirma que a invenção funciona. “Tinha muita mosca aqui. Depois das garrafas, elas sumiram”, reconhece.

A árvore de Natal é montada todo ano com materiais recicláveis, como garrafas PET e CD’s.

“Gosto de usar o que está no lixo para ajudar a limpar”, esclarece. Cascas de banana, abacaxi e resto de café também ganham nova utilidade pelas mãos do borracheiro e se transformam em produtos para limpar carros.

Entre todas as suas criações, a que mais se destaca é a bici—robô. Durante três anos, ele juntou restos de lataria e recicláveis e equipou uma antiga bicicleta. O invento permite que atividades físicas sejam feitas sem sair da borracharia, além de divertir quem confere a cena.

Família

A esposa diz que admira as invenções de João e acredita que o hobby surgiu para ocupar o tempo livre que o ofício permite em dias de movimento menor.  

Conta que na adolescência ele queria ser padre, mas as obrigações não permitiram que o marido seguisse este caminho. “Eu gosto das coisas que ele inventa, mas em casa coloco limite, senão ele enche a parede da sala de penduricalhos”, brinca.

Além da criativa decoração da borracharia, a calçada ganha toques de João. Placas artesanais com dizeres escritos por ele são expostas diariamente. As mensagens são de cunho político e religioso, talvez inspiradas pela antiga vontade de ser padre. “O cigarro é a chupeta do capeta”, diz uma delas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter