Santos

Aposentadoria por idade exige tempo de contribuição

Esse período de contribuição exigido é de 180 meses caso o trabalhador tenha começado a contribuir para a Previdência após julho de 1991

Comentar
Compartilhar
26 DEZ 2017Por Da Reportagem11h30
A aposentadoria por idade exige 180 meses de contribuiçãoFoto: Agência Brasil

Muitas pessoas acham que basta que o trabalhador tenha atingido uma determinada idade para que possa requerer a aposentadoria por idade. Mas isso não está correto. Além de atender ao requisito da idade – que é de 60 anos no caso das mulheres e 65 no caso dos homens –, é preciso também ter ­contribuído para a Previdência Social durante um certo tempo.

Esse período de contribuição exigido é de 180 meses caso o trabalhador tenha começado a contribuir para a Previdência após julho de 1991.

Carta avisa

O INSS envia mensalmente cartas aos segurados que completam as condições para se aposentar por idade. Na correspondência constam, além do nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), a data de nascimento, o sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e estimativa de renda mensal do benefício.

O comunicado contém ainda um código de segurança que permite ao segurado comprovar a autenticidade da carta, garantindo a proteção de seus dados.

A confirmação deve ser feita pelo próprio segurado pelo telefone 135 ou no site www.inss.gov.br.

Quem não receber a carta e tiver as condições de se aposentar por idade deve providenciar a atualização de seu cadastro pelo telefone 135. Vale lembrar que é importante manter os dados cadastrais sempre atualizados, pois todos os avisos do INSS são feitos por ­correspondência.

É bom saber

O INSS avisa segurados quando completam as condições para se aposentar por idade;
A Confirmação deve ser feita pelo próprio segurado pelo telefone 135 ou no site www.inss.gov.br;
Quem não receber o aviso, mas já tiver em condições da aposentadoria por idade deve providenciar a atualização de seu cadastro pelo telefone 135.

Colunas

Contraponto