X

Cotidiano

Águas-vivas deixam feridos durante maratona aquática em Bertioga

Pelo menos oito nadadores foram feridos e tiveram queimaduras nos braços, pernas e rosto, além de enjoos, vômitos, tremores e ardência

Folhapress

Publicado em 14/11/2016 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Maratona Aquática 14 Bis, em Bertioga / Divulgação/Defesa Civil

Uma correnteza repleta de águas-vivas fez com que dezenas de nadadores fossem retirados às pressas de uma maratona aquática em Bertioga, neste sábado (12).

Pelo menos oito nadadores foram feridos e tiveram queimaduras nos braços, pernas e rosto, além de enjoos, vômitos, tremores e ardência, provocados pelas toxinas dos animais. Outros 30 atletas desistiram após o alerta da Defesa Civil e foram removidos em botes.

"Felizmente, a roupa de borracha e as toucas protegeram a maioria dos nadadores", diz o diretor da Defesa Civil de Bertioga, Plínio Aguiar.

No total, cerca de 240 pessoas participavam da Maratona Aquática 14 Bis, uma das mais tradicionais provas do gênero, que está em sua 49ª edição. Organizada pela Base Aérea de Santos, a prova tem extensão de 24 km, num percurso que vai de Bertioga a Santos, pelo canal de Bertioga.

A Defesa Civil informou que as águas-vivas provavelmente foram levadas por uma correnteza do mar, já que o canal, de águas salobras, não costuma ser habitat para os animais.

A prova foi concluída mesmo com o incidente, que ocorreu no início da maratona.

Muitos a completaram mesmo após serem atingidos pelas águas-vivas, e exibiram as marcas das queimaduras nas redes sociais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter