X

Copa do Mundo 2018

CBF negocia com Fifa liberação de jogadores de lista preliminar

Se a proibição for mantida, os atletas de clubes brasileiros na lista vão desfalcar suas equipes pelas próximas seis rodadas do Nacional

Folhapress

Publicado em 24/05/2018 às 11:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A CBF não divulgou a relação de 35 jogadores que foi apresentada à Fifa / MoWa Press

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) negocia com a Fifa a liberação de jogadores relacionados por Tite na lista preliminar de convocados para a Copa do Mundo para disputar o Campeonato Brasileiro.

Se a proibição for mantida, os atletas de clubes brasileiros na lista vão desfalcar suas equipes pelas próximas seis rodadas do Nacional.

Nesta quarta-feira (23), segundo o diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, a confederação recomendou que o clube não relacionasse meia-atacante Dudu para a partida contra o América-MG, pela Copa do Brasil, por risco de uma punição da Fifa.

As federações nacionais são obrigadas pela entidade que comanda o futebol mundial a apresentar uma lista de 35 jogadores que contenha, além dos convocados para a Copa, outros possíveis suplentes.

A relação ampliada serve para que a Fifa tenha conhecimento dos possíveis substitutos dos 23 convocados caso algum jogador venha a ser cortado por lesão. As seleções classificadas para a Copa podem pedir a troca de um jogador machucado por outro (não obrigatoriamente da lista) até 24 horas antes da primeira partida da equipe no Mundial -o Brasil estreia no dia 17 de junho contra a Suíça.

O artigo 45 do regulamento do torneio determina que os atletas relacionados nessa lista não estejam em atividade por seus clubes a partir do dia 20 de maio. A intenção é protegê-los de lesões.

De acordo com liminar publicada pela Fifa no ano passado, as entidades que quisessem liberar atletas para atuar após esse dia deveriam enviar pedido para a federação até 15 de junho do ano passado.

Segundo a Folha apurou, a CBF fez uma requisição à Fifa para que os jogadores da lista preliminar pudessem atuar no país, mas ainda não recebeu resposta. Por isso, decidiu precaver o Palmeiras sobre a escalação de Dudu. A confederação não informou em que data foi feito o pedido.

O meia-atacante teve poucas chances com Tite. Ele foi convocado apenas duas vezes pelo treinador. Uma delas foi no amistoso contra a Colômbia, realizado em janeiro do ano passado, quando o Brasil contou apenas com atletas que atuam no país.

Se a CBF não receber a autorização da Fifa para que os clubes brasileiros utilizem os jogadores da lista preliminar de convocados, além do jogo desta quarta, Dudu vai desfalcar o time alviverde também no clássico contra o São Paulo, no Allianz Parque, no dia 2 de junho, entre outros.

A CBF não divulgou a relação de 35 jogadores que foi apresentada à Fifa.

Logo após a convocação, no entanto, o técnico Tite revelou que o zagueiro Dedé era um dos atletas pré-selecionados. Ele jogou na terça (22) pelo Cruzeiro na vitória sobre o Racing, por 2 a 1, em Belo Horizonte, pela Libertadores.

Segundo a CBF, a proibição da Fifa não vale para partidas da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões.

No próximo sábado (26), três convocados (Marcelo, Casemiro e Roberto Firmino) jogarão a decisão do torneio europeu.

Apesar do comandante da seleção brasileira não revelar, outro nome certo na lista de 35 é do lateral esquerdo Alex Sandro, da Juventus, que brigava por uma vaga para a reserva de Marcelo. Filipe Luís, do Atlético de Madri, foi o escolhido para estar entre os 23 brasileiros que disputarão a Copa do Mundo da Rússia.

O zagueiro Rodrigo Caio, que fez cirurgia no pé esquerdo na sexta (18), era outro presente na lista preliminar.

Antes da Copa do Mundo de 2014, o goleiro Diego Cavalieri, então no Fluminense, desfalcou o time tricolor por três partidas por ter sido relacionado por Luiz Felipe Scolari para a lista preliminar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter