X

Brasil

Tropas federais e do Rio iniciam segunda fase da ação contra o crime organizado

A ação conta também com homens da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança

Agência Brasil

Publicado em 05/08/2017 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tropas federais e do Rio iniciam segunda fase da ação contra o crime organizado / Fernando Frazão/Agência Brasil/Fotos Públicas

As forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Exército e da Marinha, realizam desde a madrugada de hoje (5) uma grande ofensiva contra o roubo de cargas e tráfico de drogas em quatro comunidades da capital fluminense. A ação conta também com homens da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança.

Ao todo, 3,6 mil homens participam da ação, que está concentrada nos Complexos do Lins e Camarista Méier, além do morro São João, no Engenho Novo, na zona norte, e Covanca, na Praça Seca, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), a Operação Onerat (carga em latim) tem a finalidade de combater o roubo de cargas no Rio de Janeiro. A ação marca o início da segunda fase da atuação integrada com o governo federal.

As Forças Armadas estão responsáveis pelo cerco em algumas dessas regiões e baseadas em pontos estratégicos. Algumas ruas estão interditadas e os espaços aéreos estão controlados para aeronaves civis nas áreas sobrepostas aos setores de atuação das Forças Armadas. Não há interferência nas operações dos aeroportos.

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, representantes de todas as instituições envolvidas na operação estão acompanhando e orientando, em tempo integral, os desdobramentos, desde as 3h30 de hoje (5), no Centro Integrado de Operações Coordenadas (CIOC).

No início da ação, um homem foi baleado durante a chegada das forças de ocupação do morro São João e foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, com ferimentos, e morreu.

A Estrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga os bairros do dois bairros do norte e do oeste da cidade, está fechada ao tráfego de veículos nos dois sentidos, por medida de segurança. Tropas federais ocupam a estrada, que é um dos acessos ao Complexo do Lins. A melhor opção para os motoristas é utilizar a Linha Amarela ou quem preferir seguir pelo bairro do Méier, Estrada Intendente Magalhães, Praça Seca e Jacarepaguá.

O Colégio Pedro II, unidade Engenho Novo, está com as aulas suspensas hoje, por medida de segurança, porque fica na Rua Barão do Bom Retiro, nas proximidades do morro Sao João.

Vários helicópteros das forças de segurança sobrevoam desde a madrugada o Complexo do Lins e o Morro Camarista Méier. Os ônibus urbanos que cortam essas regiões da cidade estão sendo revistados pelos policiais. Todos são obrigados a descer dos coletivos, sofrem revista pessoal e são obrigados a mostrar as bolsas aos policiais.

As forças de segurança também vão cumprir 40 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter