X

Brasil

Sistema penal deve ser repensado, diz superintendente da PF em SP

O superintendente dedicou sua palestra a investigações no âmbito da operação Lava Jato, citando malas e apartamentos com sala tomada por dinheiro

Folhapress

Publicado em 16/10/2018 às 17:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Disney Rosseti, defendeu em discurso sobre lavagem de dinheiro que se repense a o sistema penal, para decidir quem são os estelionatários que deveriam ser punidos com multas ou presos.

Em uma hipérbole, ele afirmou que estelionatários são vaidosos e que a melhor pena seria "ter a língua cortada", em uma referência a perda de motivação para cometer seus crimes.

Acrescentou, porém, que a eficácia se perderia caso o criminoso aprendesse Libras (a língua brasileira de sinais).

Questionado sobre o assunto, ele repetiu que era uma brincadeira e que, pelo cargo que ocupa e pelo momento político, preferiria não comentar mudanças na legislação penal. Rosseti falou durante evento sobre prevenção e combate à lavagem de dinheiro, promovido pela Febraban (Federação dos Bancos).

O superintendente dedicou sua palestra a investigações no âmbito da operação Lava Jato, citando malas e apartamentos com sala tomada por dinheiro.

"De repente temos a imagem do que é corrupção. Temos a imagem de malas de dinheiro, de apartamento com sala preenchida com dinheiro. Temos agora uma pequena noção concreta da promiscuidade público-privada do que é a corrupção. Isso traz à tona o que é o problema da corrupção, que anda casada com lavagem de dinheiro. Basta olhar todos os processos criminais da lava jato, uma das tipificações é lavagem de dinheiro", afirmou.

A mala faz referência ao dinheiro carregado por Rodrigo Rocha Loures, então assessor do presidente Michel Temer (MDB), e o apartamento foi atribuído ao então ministro Geddel Vieira Lima, também próximo a Temer.

Rosseti disse ainda que, sem dúvida, o regime democrático é o mais difícil de existir, porque é preciso gerir as demandas da sociedade.

"A democracia como conhecemos apresenta seus desgastes. De todos os sistemas, sem sombra de dúvida, o regime democrático é o mais difícil de existir, gerir todas as demandas e todas as tensões da democracia", disse, citando o filósofo italiano Norberto Bobio.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter