00h : 56min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Sesc recorre de decisão que cancelou peça com transexual em papel de Jesus

Autora do monólogo, a trans inglesa Jo Clifford escreveu a peça como forma de lidar com sua religião

Comentar
Compartilhar
16 SET 2017Por Folhapress14h10

O Sesc recorreu da decisão judicial que cancelou a apresentação da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", que seria exibida nesta sexta-feira (15), na unidade Jundiaí. A informação foi publicada no site do Sesc.

O espetáculo será apresentado neste sábado (16), no Sesc de São José do Rio Preto, e, no domingo (17), no Sesc de Santo André. Ainda estão previstas sessões no festival Porto Alegre em Cena (dias 21 e 22).

O espetáculo recria a história de Jesus como uma transexual. Autora do monólogo, a trans inglesa Jo Clifford escreveu a peça como forma de lidar com sua religião quando decidiu mudar de sexo em 2006, aos 56 anos. O espetáculo estreou no Filo - Festival Internacional de Londrina, em agosto de 2016, e teve sessões no Sesc Pinheiros em outubro.

Em página do Facebook, a organização do espetáculo creditou o pedido de cancelamento a "congregações religiosas, políticos e pelo TFP (Tradição, Família e Propriedade)."

"A tristeza é grande, mas o desejo de continuar também", disseram na publicação.

A atriz e travesti santista Renata Carvalho, que interpreta Jesus Cristo na peça, diz que houve protestos contra a peça durante a semana e que foi ela informada sobre a liminar nesta sexta, às 18h30, pela equipe do Sesc, uma hora e meia antes de começar o espetáculo.

"Eu estava me maquiando", conta. "Estamos vivendo tempos muito difíceis", diz, também em comentário a ataques que o site do Sesc no Facebook sofreu por causa da peça.

O público que havia comprado ingresso permaneceu na porta do teatro, em apoio aos artistas.

Colunas

Contraponto