X

Brasil

Pai de Doria criou Dia dos Namorados para aumentar vendas do comércio

Na época, o publicitário João Agripino Doria, dirigia a Standard Propaganda. A agência tinha a missão de reverter a queda nas vendas que sempre ocorria no meio do ano

Folhapress

Publicado em 11/06/2018 às 21:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ex-prefeito de São Paulo ao lado de seu pai, João Agripino Doria / Reprodução/Facebook

O Dia dos Namorados passou a ser comemorado no Brasil em 1949 e foi criado pelo publicitário João Agripino Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo João Doria Jr. (PSDB), com o objetivo de alavancar as vendas de junho.

Na época, Doria pai dirigia a Standard Propaganda. Contratada pela loja de departamentos Clipper, a agência tinha a missão de reverter a queda nas vendas que sempre ocorria no meio do ano.

A solução de Doria foi instituir uma data para troca de presentes. Pegando carona na religiosidade brasileira, o publicitário sugeriu que o Dia dos Namorados fosse comemorado no Brasil em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antonio, o conhecido santo casamenteiro.

"Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga", diziam os primeiros slogans. A data se consolidou e hoje representa importante fonte de receita para as empresas.

São Valentim

No exterior, o Dia dos Namorados é tradicionalmente comemorado no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim.

A história mais difundida para a origem da data remonta ao século 3º. Na época, o imperador de Roma, Claudio 2º, havia proibido os casamentos por considerar os soldados solteiros mais eficientes. A ordem, porém, foi ignorada por um padre chamado Valentim, que celebrava casamentos às escondidas.

Condenado à morte, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro enquanto estava na prisão. Antes de morrer, despediu-se dela com um cartão assinado: "Do seu namorado" e por milagre, a menina então recuperou a visão. Seria essa a origem do envio de cartões de Dia dos Namorados.

No século 5º, o papa Gelásio declarou 14 de fevereiro Dia de São Valentim. A data é véspera de um festival romano chamado Lupercalia, que celebrava a fertilidade e marcava o início da primavera.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

Cotidiano

Anchieta e Imigrantes têm lentidão para quem vai subir ou descer; veja trechos

O tempo está encoberto com chuva em pontos isolados, neblina no topo de serra e Interligação, onde a visibilidade é parcial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter