X

Brasil

Endividamento de famílias cai a 42% em janeiro e a 23,5% sem crédito imobiliário

O cálculo do BC leva em conta o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses e incorpora os dados da PNAD contínua

Estadão Conteúdo

Publicado em 29/03/2017 às 23:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro passou de 42,1% em dezembro para 42,0% em janeiro / Divulgação

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro passou de 42,1% em dezembro para 42,0% em janeiro de 2017, informou nesta quarta-feira, 29, o Banco Central. O dado consta da Nota de Crédito e traz os indicadores sempre após dois meses.

O cálculo do BC leva em conta o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses e incorpora os dados da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD) contínua e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ambas do IBGE.

Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento ficou em 23,5% da renda anual. Em dezembro do ano passado, estava em 23,6%.

Já o comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) foi de 21,6% para 21,7% de dezembro para janeiro. Descontados os empréstimos imobiliários, o comprometimento da renda foi de 19,1% para 19,2%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter