O prefeito eleito de Guarujá, Válter Suman (PSB), disse ontem, em coletiva à imprensa, que irá desenvolver ações emergenciais no sentido melhorar o visual e garantir saúde e segurança não só para os moradores, mas para os cerca de um milhão de pessoas que frequentarão o Município até março de 2017.
“Serviços essenciais que houver necessidade de terceirização, vamos procurar entidades legalizadas e contratá-las”, disse o futuro prefeito, alertando que todas as iniciativas serão acompanhadas pelo Ministério Público (MP).
Acompanhado de seu futuro secretariado, Suman apontou as sete áreas que serão prioritárias nos seus primeiros 90 dias de gestão: Zeladoria; Infraestrutura e Obras; Meio Ambiente; Turismo; Saúde; Segurança e Educação.
Apesar do governo anterior ter deixado uma dívida de R$ 90 milhões com fornecedores e mais sete em precatórios, a equipe de Suman informou que pretende repactuar contratos com os prestadores de serviços e fornecedores, além de promover a reorganização de algumas áreas para obter o contingente de funcionários necessário para ‘colocar a cidade de pé’.
Na área de Segurança, por exemplo, Suman vai deflagrar pelo menos cinco operações para dar suporte à Operação Verão, que contará com pouco mais de 400 policiais militares. Nos primeiros 90 dias, Guarujá ganhará a Operação Extorsão Zero (que visa inibir a ação dos guardadores de carros); a Dignidade (retirada e recâmbio de moradores de rua); a Resgate da Infância (responsabilizar pais que exploração as crianças de rua); a Sustentabilidade e Legalidade (levantamento e congelamento de áreas invadidas) e a Limite e Respeito (visando manter a lei do silêncio).
“Vamos reunir a Guarda Municipal que está toda dividida. É a corporação, com comando, que vai operacionalizar as operações”, disse o futuro secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio.
Saúde
O futuro secretário de Saúde, Renato Pastorelo, disse que em função da temporada, vai priorizar ações relacionadas ao atendimento de urgência e emergência. Entre as medidas estão a contratação emergencial de médicos para as unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAs); a contratação de seis viaturas de resgate (a cidade possui apenas uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU em operação) e mais duas ambulâncias básicas e uma avançada para reforçar as existentes e a aquisição de mediicamentos, material médico e de enfermagem para as UPAs e SAMU. “Atualmente, quando o SAMU é acionado, a espera é de 1h30, o que é um absurdo. Vamos diminuir a espera para 15 minutos no máximo”, disse Pastorelo.
Educação
O futuro secretário de Educação, Renato Pietropaolo, além de reduzir de sete para cinco o número de diretorias da pasta, disse que pretende, até 9 de março, reparar todos os problemas estruturais das escolas da Cidade. “Vamos arrumar os aparelhos de ar-condicionado e as lousas digitais, reestruturar as equipes e diminuir drasticamente as gratificações. Tudo visando o próximo ano letivo”, disse Pietropaolo.
A próxima secretária de Turismo, Taís Margarido, o de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, e o deOperações Urbanas e Regionais, Hassen Hammoud, também apresentaram suas medidas durante a coletiva. Esse último, disse que apesar de ter recebido a pasta sem estrutura, a zeladoria ganhará reforço de 150 homens para roçada, capinação e limpeza de canais.
Também está nos planos para os próximos três meses a abertura de processo licitatório para contratação de empresa para serviços de tapa-buracos, reposição de bloquetes e nivelamento de vias públicas; recuperação do sistema de iluminação pública de praias e praças e reforçar o serviço de coleta de lixo em pontos críticos da cidade. “Já Garanti o recolhimento do lixo no dia primeiro e a manutenção dos cemitérios, que estava defasada”, disse Hammoud.
Na coletiva, Suman e secretários reforçaram as dificuldades encontradas pela comissão de transição, em que foi possível apurar dificuldades como obras públicas paradas, falta de materiais de limpeza e de escritório, limitação de gasolina, falta de materiais e equipamentos necessários à Operação Verão e outros problemas Vale lembrar que a cerimônia de posse dos eleitos está marcada para às 10 horas do dia 1º de janeiro, na Câmara de Vereadores de Guarujá (Avenida Leomil, 291, Centro, Guarujá).
Outras ações emergenciais setoriais para os primeiros 90 dias
Zeladoria
• Reforçar o serviço de coleta de lixo em pontos críticos da cidade.
• Contratação de mão de obra para manutenção de escolas, creches, unidades de saúde e cemitérios.
Saúde
• Adequar o estoque do almoxarifado da SESAU com compras emergenciais dos itens que se encontram em falta.
• Implementar ações efetivas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya no município do Guarujá.
• Mutirão de cirurgias, consultas e exames para reduzir filas existentes.
• Reduzir a fila de espera de cirurgias eletivas, exames e consultas atendendo os usuários do SUS com agilidade e cuidado. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais, clínicas municipais e estaduais e nas unidades complementares e de referência da região da Baixada Santista.
Educação
• Formação de comissão especial para análise das equipes que técnico-pedagógicas e administrativas das unidades escolares
• Levantamento de todos os projetos em desenvolvimento, por segmentos, ouvindo professores e colaboradores.
• Reestruturação do organograma dos diversos setores da Seduc.
• Ampliação de convênio com entidades para ampliar a quantidade de vagas em creches.
Turismo
• Circo dos Sonhos (Marcos Frota) em área particular, ao lado do Carrefour, com apresentações de espetáculos circenses para 700 pessoas por sessão.
• Food Truck Summer Festival Guarujá 2017, evento cultural e gastronômico com parte da renda para apoio social.
• Capacitação do Jovem Guia Turístico, com cursos de idioma e voltados ao atendimento ao turista.
Infraestrutura e obras
• Suspender para revisão as licitações que estão em andamento para análise mais criteriosa.
• Revisar e atualizar o Código de Obras e Código de Posturas.
Meio ambiente
• Dar continuidade à revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) que está em trâmite na Câmara Municipal;
•Gestão junto ao Serviço de Patrimônio da União (SPU) para ampliar a sede do GREMAR e auxiliar na divulgação e captação de parceiros para continuidade e ampliação das atividades desse grupo.
• Iniciar cooperação com os grandes geradores de resíduo identificados no município visando maior sucesso no cumprimento das metas coleta seletiva e logística reversa no município, e estudos para a viabilização de um centro de triagem e gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis municipais através do TAC Iporanga.
Segurança
• Revisão imediata da Sinalização Viária – Nos primeiros dias do novo Governo, a DITRAN fará uma análise detalhada e providenciará a regularização necessária a atender os interesses públicos, no que diz respeito à a sinalização viária.
• Contrato do Transporte Público – Abertura imediata de licitação para concessão dos serviços de Transporte Público no Município (incluindo o Passe Livre para estudantes e professores).
• Zona Azul - Abertura de licitação para concessão dos serviços de Zona Azul.
• Fila da Balsa – Ações em conjunto com a DERSA que visem diminuir o tempo de espera na fila da Balsa.
Cotidiano
Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.
Cotidiano
O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...