A empresa Shell enviou nota de esclarecimento ao Diário do Litoral sobre o filme "O Lucro Acima da Vida", que segundo seus produtores, é baseado em fatos reais.
"A Shell entende que o filme é uma obra de ficção e respeita toda e qualquer forma de expressão por meio da arte, mas a empresa gostaria de reforçar que a existência de contaminação ambiental não implica, necessariamente, em exposição e prejuízo à saúde de pessoas, portanto os fatos retratados no filme não espelham os fatos que realmente ocorreram nas antigas dependências da Shell em Paulínia", informa a companhia em nota.
"O próprio acordo, firmado em abril passado, no âmbito da Ação Civil Pública Trabalhista, não reconheceu qualquer negligência por parte da Shell e da Basf com relação à saúde dos funcionários da antiga fábrica de produtos químicos na cidade de Paulínia (SP). A cláusula 17ª prevê expressamente que “a celebração do acordo não importa o reconhecimento pelas reclamadas de responsabilidade pelos danos, de qualquer espécie, invocados pelos reclamantes”. É importante lembrar que, apesar de estudos técnicos mostrarem que a contaminação ambiental não impactou a saúde de ex-trabalhadores e seus dependentes, a empresa já vinha prestando assistência médica integral para os antigos trabalhadores de Paulínia e seus dependentes mais de um ano antes de o acordo ser homologado nos termos propostos pelo TST", finaliza.
O longa será exibido no Cine Roxy, em Santos, no próximo dia 11, às 19h, com entrada gratuita patrocinada pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Cotidiano
Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.
Cotidiano
O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...