Os ritmos tradicionais do fandango e da moda de viola; o teatro popular, com adereços feitos de papel machê e tecido; o folguedo cênico brasileiro, típico da Zona da Mata de Pernambuco e a batida forte do maracatu. Todos essas manifestações populares, que são riquezas imateriais da cultura brasileira, estarão em Santos a partir desta quinta-feira, dentro da programação da segunda edição do Circuito de Cultura Popular.
A mostra chega à cidade no mês das crianças, após passar por Guarulhos e Cubatão. As apresentações gratuitas têm como objetivo valorizar a arte e a diversidade da cultura popular brasileira.
Em Santos, o Circuito terá temática voltada para o público infantil. “O universo infantil estará presente em quase toda a programação: teremos a apresentação de uma quadrilha junina formada por crianças, além de contações de histórias, circo, oficina de bonecos, teatro infantil e até um Boi que vai dançar e contar o Cavalo Marinho” explica Douglas Zanovelli, produtor do Circuito junto com Talita Berthi.
Programação
Durante a semana, diversos espaços públicos, como escolas e a Praça Mauá, serão palcos para apresentações artísticas e manifestações populares, como Cortejos de Chegança e Roda de Capoeira. A maior parte da programação acontecerá na Praça do BNH, no Bairro Aparecida, onde no fim de semana (dias 8 e 9) será montada uma estrutura de palco com som e luz, além de tenda com capacidade para 300 pessoas, local que abrigará apresentações de 11 grupos/artistas populares da várias regiões do estado de São Paulo.
O projeto é realizado pela BERTHI Produção e Arte por meio do Programa de Ação Cultural, com apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Santos, SESI e patrocínio da Usiminas.
Programação
06/10 - Quinta-feira
(Sesi Santos)
15h – Teatro – “Embornal de Histórias”
(Público escolar)
07/10 - Sexta-feira
Escolas Públicas da Aparecida
10h e 14h - Cortejo de Chegança
(Público escolar)
Praça Mauá (Centro)
12h - Roda de Capoeira - Grupo Luanda
08/10 Sábado
Praça Abílio Rodrigues Paz (BNH, na Aparecida)
14h30 - Contação de Histórias - “Os Três Porquinhos” com Fernando Rino e “O Coqueiro Encantando”, com Rogério Barsan
16h - Cantando e Contando Histórias - “Itanhaém, Pedra que Canta”, com Barbara Pappert
17h – Dança - “Um Balão Para Recordar o São João “, com Quadrilha Junina Infantil Tralalá
18h - Dança Dramática - “Cavalo Marinho”, com o Grupo Boi da Garoa (espetáculo + bate-papo com o público)
19h30 - Teatro “Cantigas de Amor para um Coração Pequeno”, com Cia Tempo de Brincar
09/10 Domingo
Praça Abílio Rodrigues Paz (BNH, na Aparecida)
15h - Oficina Manual “Bonecos Brincantes”
16h – Música – “Biolão: O Canto do Meio”, com Grupo Pau a Pique
17h – Circo Bella, com a Bella Cia de Teatro e Circo de São Paulo
18h – Caboclo - Maracatu Quiloa (espetáculo + bate-papo com o público)
19h30 - Música – “De Onde vem o Baião?” com Grupo Saramandaia.
Cotidiano
Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.
Cotidiano
O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...