Cotidiano

Iluminação pública precária gera clima de insegurança em Cubatão

Mayara Sampaio

Publicado em 18/08/2016 às 10:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os moradores do Parque São Luiz, em Cubatão, vivem em clima de insegurança ao andar à noite nas ruas do bairro por conta da precária iluminação.   

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre aqueles que alteraram sua rotina para evitar caminhar pela vizinhança após o anoitecer está a cuidadora Maria José do Nascimento, que passou a tomar precauções ao sair de casa.

“Existem becos e muros altos no bairro e temos medo de que os bandidos se escondam nesses lugares, aguardando a próxima vítima. Então, evitamos passar a pé para não sermos assaltados. É triste, mas todo mundo sabe o quão complicado tem sido andar aqui depois que escurece”, relata a moradora.

Violência sexual

Um caso recente noticiado pelo Diário do Litoral foi o estupro de uma auxiliar de vendas de 47 anos, por volta das 19h, na noite do dia 8 de agosto, próximo à Rua Joaquim Jorge Peralta. Usando um canivete, o criminoso feriu a vítima em diversas partes do corpo e chegou a dizer que a mataria. Com a aproximação de um carro, o estuprador soltou a auxiliar de vendas e decidiu fugir.

O fato do local do crime ser muito escuro dificultou a apuração da autoria do caso, o que impediu a vítima de identificar as características físicas do criminoso.

Irregularidades

Outra reclamação dos moradores do Parque São Luiz é a presença de caminhões estacionados de maneira irregular nas ruas do bairro. A Reportagem encontrou placas espalhadas nas vias que proíbem o estacionamento de caminhões sem autorização ou qualquer tipo de veículo pesado. Porém, os motoristas parecem não se inibir com a sinalização.

A presença dos caminhões compromete a ampla visualização da rua e das calçadas, o que facilita a abordagem dos assaltantes que usam o elemento surpresa. A dona de casa Maria Rebelo se diz preocupada em relação à falta de fiscalização dos veículos pesados.

“Tenho medo pelos idosos e também pelas crianças que vivem brincando aqui na vizinhança. Com a constante movimentação dos caminhões, falamos para os jovens ficarem atentos. Mas sabemos que existem riscos”, relata.

Resposta

Questionada sobre o problema da iluminação pública, a Prefeitura de Cubatão disse que já foram adotadas medidas para melhorar a iluminação nas vias marginais da Anchieta, como é o caso do núcleo residencial citado. A Administração Municipal informou também que os setores de manutenção e serviços públicos serão instruídos nesta semana a dar uma atenção especial às vias mencionadas.

Já em relação aos caminhões estacionados de forma irregular, a Prefeitura declarou que tem feito blitze frequentes naquela área, atuando na notificação de veículos estacionados irregularmente ou abandonados.

Denúncias

A população pode colaborar informando a localização e características dos caminhões pelos canais de Ouvidoria Pública Municipal/Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), por meio do site www.cubatao.sp.gov.br/sic/.

Mais Vídeos

Cotidiano

Ruas do Gonzaga, em Santos, alagadas depois do temporal de 10/02.

Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.

Cotidiano

Ruas de Santos completamente alagadas depois do grande temporal de sábado.

O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...

Listar Vídeos

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software