Cotidiano

Candidatos faltam à discussão de Cultura em São Vicente

Rafaella Martinez

Publicado em 14/09/2016 às 22:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

“Quem não faz a lição de casa e sabe que ela vale nota decide faltar para não ter que dar explicações”. A fala do candidato do PCO à Prefeitura de São Vicente, professor Marcelo Omena, foi direcionada aos cinco prefeituráveis que não compareceram à roda de conversa organizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural de São Vicente na noite desta terça-feira (13). O encontro foi marcado após  reportagem do Diário do Litoral que analisou as propostas dos prefeituráveis registradas no TSE para a pasta de Cultura. Participaram do debate, além de Omena, Alfredo Martins (PT) e Kayo Amado (Rede).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Não compareceram ao encontro os candidatos: Davi Morgado (PSC), Fernando Bispo (PR), Júnior Bozzela (PSD), Luciano Batista (PTB), Paulinho Alfaiate (SD) e Pedro Gouvêa (PMDB). Destes, apenas Bispo e Alfaiate haviam avisado que não compareceriam ao evento, alegando compromissos agendados anteriormente. Morgado não retornou o contato com os organizadores. Todos os outros postulantes confirmaram presença e receberam, via e-mail, o questionário com as perguntas que foram ­sorteadas.

Realizado na Associação Comercial de SV, o evento contou com sabatinas e a pactuação de parte das demandas do 4º Fórum Vicentino de Cultura e dos artistas que desejam o Mercado como centro cultural.

Propostas

Questionado sobre o aumento gradativo da dotação orçamentária e outros recursos para o Fundo Municipal Pró-Cultura o candidato Kayo Amado defendeu a destinação de parte do ISS para complementar atividades culturais e fortalecer o orçamento e editais. “A cultura pulsa de baixo para cima. Precisamos valorizar os grupos existentes em regiões descentralizadas e ter uma interlocução com a classe artística para pautar políticas públicas acertivas para o setor”, afirmou.

Alfredo Martins defendeu durante toda a sua fala a necessidade de organizar as contas do município. “Esse é o grande desafio. Somente após arrumarmos a casa é que teremos um orçamento real para pautar propostas do segmento”.  O candidato destacou também a manutenção das ações já desenvolvidas para Secretaria de Cultura e o acerto do quadro de funcionários da pasta.

Já para Marcelo Omena, a Prefeitura precisa ser vista como uma empresa e gerida como tal. “Valorizamos a arte gratuita, mas precisamos gerar recursos através dos espetáculos também. A cultura precisa ser autossustentável e paga com a própria cultura”, defendeu o candidato.

Os prefeituráveis também destacaram a necessidade de propostas possíveis e coerentes constarem nos planos de governo registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

DL Cultura

Reportagem publicada no último dia 11 de setembro no Diário do Litoral destacou as propostas de governo dos prefeituráveis para a pasta de Cultura.

Na ocasião, tanto Alfredo Martins quanto Marcelo Omena não haviam direcionado propostas exclusivas para a Cultura. Enxutas, as propostas de Kayo Amado para a pasta também possuem divergências.

Na ocasião, Amado destacou que o documento registrado no TSE é um resumo das propostas. O Plano de Governo foi elaborado durante reunião posterior e se encontra em processo de finalização, devendo estar em breve no ar, completo e na íntegra.

Alfredo Martins destacou que o programa de governo registrado não apresenta propostas setorizadas. Destacou ainda que o foco é a gestão, pois somente com ‘a casa em ordem’ é que será possível avançar com os projetos em todos os setores, incluindo a cultura.

Mais Vídeos

Cotidiano

Ruas do Gonzaga, em Santos, alagadas depois do temporal de 10/02.

Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.

Cotidiano

Ruas de Santos completamente alagadas depois do grande temporal de sábado.

O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...

Listar Vídeos

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software