A animação "Frozen - Uma Aventura Congelante" é a principal estreia desta sexta-feira, dia 3 de janeiro, nos cinemas de todo o Brasil.
Dirigido por Chris Buck e Jennifer Lee, o longa de animação tem no elenco Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff, entre outros.
"Frozen - Uma Aventura Congelante" é uma adaptação do conto "A Rainha do Gelo", do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
No filme, a caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.
O príncipe Hans tem este nome em homenagem a Hans Christian Andersen.
Após três tentativas, finalmente o longa de animação chega às telonas, lançado pela Walt Disney, que insistiu na produção.
A primeira tentativa da Disney aconteceu em 2002, mas o diretor Glen Keane abandonou o projeto. Em 2009, o projeto foi retomado, Kirk Wise e Gary Trousdale foram contratados como diretores, Don Hahn como produtor e Linda Woolverton como roteirista. Entretanto, o projeto não vingou. Em 2010, os trabalhos foram retomados novamente e o resultado pode ser visto nos cinemas a partir de hoje.
Uma das curiosidades do filme, é que inicialmente a rainha Elsa seria a vilã, mas os produtores resolveram alterar a personagem após ouvirem a canção "Let It Go".
Eles consideraram que a canção, além de ser muito atraente, ressaltava questões positivas demais para uma vilã. Com isto, o roteiro foi reescrito para que Elsa se tornasse uma jovem inocente que está em pânico por não conseguir controlar seus poderes.
Quem é Hans Christian Andersen?
Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês de histórias infantis, nascido em Odense no dia 2 de bril de 1805. Andersen morreu em Copenhague no dia 4 de Agosto de 1875, deixando um valoroso legado de contos infantis, alguns adaptados para o cinema como A Pequena Sereia e A Rainha do Gelo, lançado como Frozen - Uma Aventura Congelante.
Entre os contos de Andersen destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha.
Oriundo de uma família pobre, Andersen era filho de um sapateiro e teve pouco acesso à educação. No entanto, seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
Publicou ainda: O Improvisador (1835), Nada como um menestrel (1837), Livro de Imagens sem Imagens (1840), O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha em 1847), mas a sua maior obra foram os contos de fadas (Eventyr og Historier, ou Histórias e Aventuras) que publicou de 1835 a 1872, onde o humor nórdico se alia a uma bonomia sorridente, e onde usa simultaneamente a base constituída por contos populares e uma ironia dirigida aos contemporâneos.
Cotidiano
Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.
Cotidiano
O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...