Festival terá sessões e bate-papos no Roxy 4 do Pátio Iporanga (onde ainda haverá exposição em homenagem à Sonia Braga), Instituto Arte no Dique, Cinemateca de Santos, MISS e Praça do BNH
A cidade de Santos vai respirar cinema entre os dias 3 e 7 de novembro quando acontecerá o 1º Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos. O evento é uma realização do CineZen Cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Cine Roxy e Shopping Pátio Iporanga. A idealização e coordenação geral são do jornalista André Azenha.
O 1º Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos é a antiga Mostra Cine Brasil Cidadania, realizada em 2014 e 2015. O evento será realizado em cinco espaços da cidade, com programação totalmente gratuita.
“O objetivo é manter o caráter reflexivo e transformador do cinema, exibindo filmes, especialmente longas brasileiros contemporâneos, que abordem questões relativas à cidadania. Mas agora, o projeto passa a abrir espaço para produções estrangeiras e clássicos do cinema nacional. Busca instigar a produção de longas-metragens na Baixada Santista, bem como propiciar ao público produções independentes realizadas em gêneros diferentes, no Brasil e no exterior”, afirma o coordenador do 1º Santos Film Fest, André Azenha,
A avant-première nacional do filme “Receita Para a Felicidade: O Homem, O Cão e o Salto”, do diretor santista Delson Matos Gomes, marca a abertura do festival na quinta-feira (3). A sessão ocorrerá às 21h30, na sala 1 do Cine Roxy 4, do Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga). Antes da exibição, haverá uma intervenção com artistas da ONG Só Riso. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
“Com 72 minutos de duração, a trama acompanha voluntários de terapias alternativas que deixam suas vidas convencionais por algumas horas para ajudar quem precisa e acabam percebendo que a felicidade é muito mais simples do que imaginam”, conta o diretor Delson Matos Gomes.
Junto ao lançamento do filme será anunciado o aplicativo “Quero Ajudar”. Ambos os produtos se complementam e trazem informações sobre o benefício da ajuda ao próximo. São como um único produto, no qual o aplicativo é um modo de as pessoas interagirem com as instituições que precisam de ajuda.
A ferramenta une as instituições de ajuda social às pessoas, ou seja, une quem precisa de ajuda com quem pode ajudar. O usuário do aplicativo seleciona a região que mora e a ferramenta lista as instituições cadastradas com suas necessidades (cadastradas previamente).
Homenagem e mostra sobre Sonia Braga:
“Entre os objetivos do festival está a valorização da memória cinematográfica. Principalmente em relação ao cinema nacional. Para tanto, na sexta-feira (4), às 19h30, acontecerá o lançamento da exposição ‘Viva Sonia Braga’, que reunirá a memorabilia do artista Waldemar Lopes, maior fã da atriz”, explica Azenha.
“Ele (Waldemar Lopes) foi consultor na homenagem que o Festival de Gramado 2016 fez à protagonista do filme ‘Aquarius’ e possui itens raros, que serão expostos no primeiro piso do Shopping Pátio Iporanga. Ainda no mesmo dia, vai rolar uma sessão especial, na sala 1, de ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, que até 2010 foi a maior bilheteria do cinema brasileiro e completa, em 2016, 40 anos de seu lançamento”, afirma Azenha.
Cotidiano
Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.
Cotidiano
O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...