Nessa região, a produção de vinhos, café e azeites foram premiadas em diversas ocasiões fora do Brasil / Google Gemini/Imagem Gerada por IA
Devido às constantes premiações internacionais em torno de seus cafés, azeites e vinhos na Região Vulcânica da Serra da Mantiqueira, a região de Poços de Caldas e suas cidades vizinhas em Minas Gerais, têm sido um destino mais procurado por turistas, principalmente os que buscam atividades na área rural.
As regiões também contam com experiências de colheita e produção, opções de hospedagens, visitas monitoradas para conhecer o cultivo de cafés, azeites e vinhos, além de restaurantes e cafeterias com produtos locais.
Continua depois da publicidade
Leia também: Cidade mineira encanta por ser um 'santuário do saber' e pelo contato com a natureza
O que leva a esse cenário?
O que vem auxiliando esse cenário é a combinação do solo formado por cinzas e rochas vulcânicas (rico em ferro, manganês, zinco e potássio) com o clima de altitude das montanhas, conferindo um terroir único aos produtos agrícolas, com sabor e aroma diferenciados.
Continua depois da publicidade
Por conta do sucesso das suas produções de café, a região possui um selo de certificação de origem registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que garante alta qualidade (acima de 80 pontos) e rastreabilidade dos cafés gourmet da localidade.
Turismo
Nestas regiões, é possível realizar as seguintes atividades:
Poços de Caldas
- Frutícola Vila: Hospedagem com casas independentes com fogão a lenha, situada na Serra da Mantiqueira. Os hóspedes podem desfrutar de um pomar repleto de árvores frutíferas e ervas medicinais.
- Queijaria Pátio da Pedra: Oferece café da manhã com queijos, pães, bolos e geleias produzidos no local.
Andradas
- Terras Altas: Com possibilidade de visita ao olival, degustação e compra de diversos produtos da região.
- Casa Geraldo: Oferece opções de passeios pela vinícola e degustação de rótulos; o local também conta com um restaurante aberto ao público.
- Vinícola Stella Valentino: Oferece experiência de enoturismo com vinhos de inverno elaborados a partir da poda invertida, degustações harmonizadas com queijos e embutidos artesanais.
- Rancho Bela Vista: Agroturismo com cavalgadas por lindas paisagens, experiências gastronômicas e enoturismo com degustações exclusivas.
O que vem auxiliando esse cenário é a combinação do solo formado por cinzas e rochas vulcânicas (rico em ferro, manganês, zinco e potássio) com o clima de altitude das montanhas (PMPC/Divulgação/Imagem Meramente Ilustrativa)
Poços de Caldas e suas cidades vizinhas em Minas Gerais, têm sido um destino mais procurado por turistas, principalmente os que buscam atividades na área rural (PMPC/Divulgação/Imagem Meramente Ilustrativa)
Por conta do sucesso das suas produções de café, a região possui um selo de certificação de origem registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (PMPC/Divulgação/Imagem Meramente Ilustrativa)
As regiões de Poços de Caldas também contam com experiências de colheita e produção, opções de hospedagens, visitas monitoradas (Google Gemini/Imagem Gerada por IA)
Caldas
- Vinícola Estrada Real: Conta com um wine bar que funciona de quinta a domingo, oferecendo degustação guiada com sommelier e rótulos harmonizados com finger foods.
São Sebastião da Grama
- Pousada do Café: Durante a época da colheita (entre maio e setembro), há visita guiada pela lavoura. É possível visitar a fazenda em qualquer época do ano mediante agendamento prévio.
- Fazenda Irarema: Responsável por produzir azeites premiados, oferece degustação de diversos tipos de azeite e café, além de passeios a cavalo.