Variedades
Quase três meses antes de morrer, aos 93 anos, em agosto de 2024, Silvio Santos fez um pedido direto às filhas: dar mais espaço a Luis Ricardo, um dos nomes mais antigos e fiéis do SBT
A atração já alcançou o segundo lugar na audiência na Grande São Paulo, mostrando força mesmo em meio à crise histórica da emissora / Reprodução/SBT
Continua depois da publicidade
O SBT voltou a apostar na força da nostalgia e, dessa vez, cumprindo um desejo pessoal de Silvio Santos. Meses após a morte do apresentador, suas filhas colocaram no ar um projeto que carrega não só história, mas também emoção e estratégia para recuperar audiência.
Quase três meses antes de morrer, aos 93 anos, em agosto de 2024, Silvio Santos fez um pedido direto às filhas: dar mais espaço a Luis Ricardo, um dos nomes mais antigos e fiéis do SBT.
Continua depois da publicidade
Segundo o próprio apresentador, a orientação foi clara:
“Vocês devem dar mais oportunidades para o Luis Ricardo”, relatou, ao lembrar conversa com a família Abravanel
Continua depois da publicidade
O pedido acabou se transformando em ação prática em 2026: Luis Ricardo assumiu o comando do retorno do clássico “Viva a Noite”, agora em versão fixa na programação.
O SBT voltou a apostar na força da nostalgia e, dessa vez, cumprindo um desejo pessoal de Silvio SantosO programa voltou ao ar de forma definitiva no dia 28 de março, substituindo o “Sabadou com Virgínia”. A escolha não foi por acaso: o SBT tenta reverter uma fase difícil apostando em formatos que marcaram gerações.
A estratégia tem dado resultado inicial. A atração já alcançou o segundo lugar na audiência na Grande São Paulo, mostrando força mesmo em meio à crise histórica da emissora
Continua depois da publicidade
A volta definitiva só aconteceu após testes bem-sucedidos em 2025, quando edições especiais exibidas no fim do ano tiveram boa repercussão e levaram a emissora a fixar o programa na grade
Conhecido por interpretar o palhaço Bozo nos anos 1980, Luis Ricardo construiu uma carreira sólida dentro do SBT. Ele também comandou atrações como:
Além disso, foi jurado do “Show de Calouros” e voz da abertura de “DuckTales”
Continua depois da publicidade
Apesar da longa trajetória, o apresentador nunca havia tido um programa fixo de grande porte, algo que agora muda com o “Viva a Noite”.
Criado em 1982, o “Viva a Noite” se tornou um dos maiores sucessos da televisão brasileira, ajudando a consolidar Gugu Liberato como um dos principais nomes do entretenimento nacional
Com quadros populares, auditório interativo e clima descontraído, a atração chegou a liderar audiência nas noites de sábado e virou referência na TV dos anos 80 e 90.
Continua depois da publicidade
A nova versão aposta justamente nessa memória afetiva para reconectar o público com o canal, uma estratégia que especialistas apontam como tentativa de recuperar relevância diante das mudanças no consumo de mídia
O programa voltou ao ar de forma definitiva no dia 28 de março, substituindo o “Sabadou com Virgínia”Apesar do bom desempenho inicial, o retorno do programa também levanta questionamentos. Críticos apontam que a forte dependência do formato original pode limitar a atração a um público mais nostálgico, sem dialogar totalmente com novas gerações
Ainda assim, dentro do SBT, Luis Ricardo é visto como um dos acertos recentes da emissora, justamente por reforçar a identidade clássica do canal e sua conexão com o público fiel
Continua depois da publicidade
Mais do que uma mudança de programação, o retorno do “Viva a Noite” simboliza a continuidade de um legado. Ao apostar em um nome histórico da casa e em um formato consagrado, as filhas de Silvio Santos não apenas atenderam a um pedido do pai, como também tentam reposicionar o SBT em um cenário cada vez mais competitivo.
A pergunta que fica agora é: nostalgia será suficiente para sustentar a audiência no longo prazo?